Resumo / Excerpt Do Post
Olá caros leitores do Webmaster.pt! Mais uma vez estou trazendo um artigo muito importante para torná-lo um expert em WordPress. Você já deve ter terminado de escrever e formatar o seu post, portanto já é hora de configurar os outros elementos. E nesse artigo você irá aprender sobre o resumo / excerpt do post.
O resumo é um recurso muito interessante e útil, porém pouco usado e valorizado. Inclusive muitos tutorias e cursos encontrados na internet não indicam o uso desse recurso. Eu
já tenho uma opinião diferente a respeito.
Mas explicando rapidamente, o resumo é um “trecho”, onde em poucas palavras você descreve o assunto do post. Não é necessariamente um trecho retirado do post e sim uma informação adicional, escrita pelo próprio autor.
O WordPress já gera uma espécie de “resumo automático”, mas que na verdade são as 55 primeiras palavras do seu post. Esse resumo automático é usado quando não existir o “resumo manual”, aquele escrito pelo próprio autor.
O resumo, que seja manual ou automático, não pode ser confundido com o teaser do post, quando existir. “Agora sim complicou!” você deve estar pensando. Então vamos lá, recorrer a Wikipédia:
O teaser (em inglês “aquele que provoca” (provocante), do verbo tease, “provocar”) é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmáticas no início da campanha. (…)
A técnica é utilizada, muitas vezes como um dos recursos iniciais de uma campanha publicitária. Através de uma pequena peça, veiculada por qualquer mídia publicitária, seja em jornais, revistas, “outdoors”, televisão, internet ou outros meios, procura-se levar o público alvo a interrogar-se sobre a mensagem que pretende ser passada, interessando-se pela continuação do tema. Posteriormente, na continuação da campanha, o assunto é esclarecido. (…)
Em publicações online, como blogs, jornais e revistas eletrônicas, o termo teaser se refere ao trecho de texto que é apresentado antes da tag “more”, devendo o leitor clicar em um link ao final do teaser para ter acesso ao texto completo. Este recurso normalmente é usado para permitir ao leitor acessar somente os textos que lhe interessam, sem ter que carregar para seu computador conteúdos que não pretende ler ou visualizar, poupando tempo e tráfego de internet.
Talvez agora você deva estar pensando: “ele só precisava dizer que teaser é o texto que vem antes do leia mais”. Eu até concordo com esse pensamento se o nosso objetivo não fosse formar profissionais. A minha intenção é deixar bem enfatizado o quão importante é a escrita de um post para o seu blog em todos os aspectos e que todas as ferramentas e recursos do WordPress foram pensadas nesse sentindo: você ter um blog de sucesso!
A relação entre resumo manual, resumo automático e teaser é que quando o post não tem um resumo manual, o WordPress utiliza o teaser e quando o post não tem teaser o WordPress utiliza o resumo automático.
Então você deve ter notado que, de uma forma ou de outra, o WordPress vai utilizar um resumo do seu post. E essa utilização pode ser feita em conteúdo do feed RSS, nos temas personalizados e em resultados de pesquisas. Vou dar alguns detalhes importantes e convincentes sobre cada um desses pontos:
- Substituir o conteúdo dos feeds RSS, quando a opção de usar resumos estiver marcado em ‘Configurações > Leitura’ no painel de administração do WordPress. Os leitores irão se interessar muito mais no seu post com um bom resumo;
- Em temas personalizados, onde é preferível usar o resumo no lugar do texto completo, tais como nos arquivos de tags, arquivos por categoria e outros;
- Em resultados de pesquisa do seu blog: é muito mais interessante o leitor dar uma olhada num trecho bem explicativo (o resumo manual), do que no início do post (teaser ou resumo automático);
- Em resultados de pesquisa na internet: em buscadores sempre é exibido um resumo sobre o que está se procurando, principalmente dos posts. Então um resumo manual descreve muito melhor o seu post, possibilitando assim mais visitas ao seu blog, pois a informação é exatamente o que o visitante está procurando;
Essa questão de resumo é tão bem vista no WordPress que existem plug-ins específicos muito úteis, inclusive ajudando em muito a prática SEO do seu blog. E é claro que existem artigos que tratam desses plug-ins neste blog.
Para inserir um resumo manual no seu post é realmente bem simples. Na mesma tela de criação / edição do post existe um bloco chamado ‘Resumo ou Excerpt’ (!) que traz apenas um campo onde você deve inserir a informação solicitada [figura 1]:
A dica aqui é: seja claro e objetivo!
No nosso próximo artigo iremos tratar dos outros elementos. Se você tiver alguma comentário para fazer sinta-se a vontade. Queremos muito saber da sua opinião sobre esse tema. Até a próxima!
Referências e Links:
- http://codex.wordpress.org/Excerpt
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Teaser
3 Responses
Vlw pela dica, vou trabalhar isso no meu blog
no meu blog não consigo que os posts sejam exibidos como um resumo, eles somente aparecem completos. Como faço pra deixar na pagina inicial do wordpress somente o resumo dos posts e se a pessoa quiser ler aparecer o link "read more…"
Obrigado pelo conteúdo, vou usar isso em meu blog