Top 10 Erros Que Um Webmaster Deve Evitar

Lembram-se da euforia e da motivação que sentimos quando temos uma ideia fantástica para um website? Aquela vontade de transformar o sonho em realidade e a expectativa e até a energia que acompanham o sonho:

“É este website que vai fazer a diferença! Tem tudo para dar certo. É brilhante! Eu sou brilhante! É o que os utilizadores querem. Este projecto vai ser o futuro Google ou Facebook!”

A alegria que sentimos será de curta duração se cometermos estes erros. É caro repetir os mesmos erros que já foram cometidos por demasiadas pessoas.

Incluir O Ano Actual No Nome Do Domínio

Se o domínio que pretende já esta registado, não é uma boa ideia adicionar o ano actual ao nome do domínio. Procurem outro nome para registar. A não ser que o projecto seja temporário. Mas, o tempo passa rápido. E o que vão fazer ao domínio no ano seguinte?

Acontece com alguma frequência. Pode parecer uma excelente ideia! Mas, quantos websites vocês conhecem com um ano anterior no nome do domínio?

O Website Não Entra Sem O www.

Este é um erro que me faz confusão. Até porque escrevo sempre os URLs sem o www.

Não é um erro frequente… dizem vocês. Talvez. Por causa do SEO, os webmasters escolhem uma das opções como principal e redireccionam as restantes opções para o URL principal. Assim, evitam situações de conteúdo duplicado.

Mas, há websites conhecidos que não entram sem o www. Querem exemplos?

O Digg escolheu como URL principal o


http://digg.com

Se vocês acederem a http://www.digg.com, vai redireccionar para http://digg.com/. Perfeito! Nada a apontar.

A SAPO escolheu como URL principal


http://www.sapo.pt

Se visitarem http://sapo.pt, vão saltar para o URL http://www.sapo.pt. Nada a acrescentar…

A Worten é uma das maiores cadeias de distribuição de produtos e serviços informáticos em Portugal. Tentem aceder a http://worten.pt/ .

Ooops!


http://worten.pt/ErrorTemplate.aspx?aspxerrorpath=/Default.aspx

e página branca!… Tenho a esperança que um dia a Worten resolva este problema!

Não Ter Uma Página 404 Personalizada

Os visitantes não são perfeitos. Eu não sou perfeito. E são curiosos. O resultado é uma página 404. O visitante escreve mal o URL: página 404. O visitante inventa um URL: página 404. O visitante clica num link para um página apagada ou movida: página 404.

Vocês são webmasters? Nunca tiveram um link quebrado?

Já viram uma página 404 por defeito? É feia! O visitante vai fugir a correr…

The page cannot be found

Personalizem a vossa página 404 e vão aumentar o número médio de páginas que cada visitante visualiza e vão diminuir o bounce rate.

Plágio – Copy / Paste Do Conteúdo de Terceiros

Parece mentira. Mas, acontece com frequência. Há muitos Mr. Copy & Paste! Vocês acham viável construir uma marca à volta de conteúdo copiado? E não é verdade que o conteúdo duplicado é penalizado pelo Google?

Totalmente inaceitável.

Loja Online Com Google AdSense

Vocês nunca viram uma loja de comércio electrónico com Google AdSense? Não é a primeira vez que vejo uma loja online com Google AdSense.

Qual é a lógica? Temos uma loja para vender produtos nossos e colocamos publicidade para produtos dos nossos concorrentes? Vou promover a loja dos meus concorrentes? Faz sentido? Não!

Alguns visitantes vão clicar na publicidade. E são visitantes que já foram… Não voltam.

Outros visitantes vão perder a confiança na loja. E já foram… Não voltam.

É a pior ideia para uma loja online.

Ignorar As Estatísticas Do Website.

Por vezes, pedem a minha opinião sobre um website. Querem uma ajuda rápida, esclarecedora e gratuita. Mas, muitas vezes apenas querem um reforço emocional. Querem receber uma confirmação que estão no caminho certo.

Eu, como não conheço o website e tento mesmo ajudar, procuro informação sobre o comportamento dos visitantes. Pergunto quantos visitantes tem, qual a origem e o que fazem no website esses visitantes, o que procuram, etc.

É mais frequente do que imaginam uma resposta que, afinal, é uma pergunta: “Como é que eu descubro isso?”

Se vocês não sabem o que são estatísticas, é obrigatório aprender. Vocês precisam de conhecer o comportamento das pessoas que visitam o vosso website e das pessoas que pesquisam as palavras chaves relevantes para o vosso negócio.

A evolução do nosso website depende do conhecimento que temos sobre QUEM visita o website.

Usar Um Email gratuito. Não Usar Um Email Baseado No Nosso Domínio.

Não queremos todos que os nossos visitantes memorizem o domínio do nosso website? Não queremos que façam bookmark do nosso URL. E vamos usar um email que não tem qualquer relação com o domínio que queremos que os destinatários dos nossos emails memorizem? E se um desses destinatário receber um email e quiser visitar o website? Vai ao Gmail.com ou ao Hotmail.com? Não vai encontrar o vosso website nesses URLs.

Sempre que vocês enviam um email, façam publicidade ao vosso website. Antes de mais, no próprio email. Se o vosso website é exemplo.org, o vosso email tem que ser mail@exemplo.org. Depois, na assinatura do email.

Backup? O Que É Um Backup?

“E tudo o vento levou!” É um excelente filme!…

Mas, é o que acontece quando vocês não fazem cópias de segurança do vosso website, com regularidade. No dia em que tudo corre mal, no dia em que vocês rogam pragas à vossa falta de diligência para fazer backups, nesse dia o título do filme tem outro significado. E tudo o vento levou significa que vocês perderam o website, perderam o tempo, o trabalho e o dinheiro que investiram no website.

Quanto tempo demora um backup? Quinze minutos? O que são quinze minutos 1 vez por semana? Ou até 1 vez por dia? Quanto vale o vosso website? Não vale quinze minutos?

Falsas expectativas!

Este é um problema diário!… É um problema monstro…

O webmaster regista um domínio. Compra um alojamento web (hospedagem web) barato. Cria um website rápido, instantâneo, num website builder. Publica o website. E vai procurar no Google se aparece em primeiro lugar para a pesquisa das palavras mais difíceis. Depois, reclama da empresa de alojamento web (hospedagem web)…

A internet é o Far West? Até no Far West era preciso trabalhar e ter sorte! Receber tráfego do Google dá trabalho. Se fosse fácil ninguém gastava dinheiro em publicidade. Ninguém comprava Google AdWords.

Grátis!

Há pessoas que pensam que a internet é igual a grátis! Tudo é grátis na internet. O grátis mata mais boas ideias do que vocês imaginam… Porque razão é que alguns empresários investem milhares e milhões de Dollars, Euros e Reais offline e quando chegam online querem tudo grátis?

Já vi uma loja online num subdomínio grátis, num alojamento web grátis…

Quem vai comprar numa loja assim? Vocês entregavam o vosso dinheiro numa loja dessas?

O website entra devagar. O subdomínio é estranho e complicado de memorizar. Não existe um formulário de encomenda. O servidor gratuito não suporta programação dinâmica. A loja publica um email de contacto e pede o especial favor para vocês enviarem um email com a encomenda.

Vocês já conheceram aquele webmaster que procura o alojamento web (hospedagem web) mais barato? Não importa que apareça apenas um número de telemóvel no website. Um mês depois, a empresa de alojamento web (hospedagem web) desaparece e com ela o website e o domínio do webmaster forreta… É um drama… é doloroso e brutal !

Quanto custa uma refeição no McDonalds? O alojamento web (hospedagem web) do seu website vale menos?

Aprendemos errando. Termino com uma citação de Elbert Hubbard:

O maior erro na vida é o de ter sempre medo de errar.

Vamos errar. Mas, erros novos. Para aprender.

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5 Responses

  1. Os pontos abordados são realmente muito importantes. A história de colocar AdWords em loja online chega a ser hilário. Parabéns pelo artigo.

    1. Olá Maicon! Concordo contigo e com o António. Quando vejo AdSense numa loja online… Já vi pior. Um cliente que tem um website que factura MUITO dinheiro, num negócio onde o valor médio de cada venda é elevado, queria coloca um chat para adultos… 🙂 O negócio está de certo modo relacionada com a segurança das nossas casas. Não vou entrar em pormenores. E ele queria fazer isso… ?!?!?!?!?!?!?!? Um Abraço! Rui Soares

      1. Olá Rui. Sou Carlos Araujo, novo em comentários no webmasters.pt. Gostei das dicas do artigo, em especial quanto ao adsense em lojas virtuais. Conheço uma loja americana, woot.com, que é uma referencia em seu nicho, que utilizam a muito tempo o adsense sua home. É muito interessante a abordagem, pois como se trata de um e-commerce que vende apenas um produto por dia, parece que eles oferecem o adsense como uma 'opção' para que não esta interessado naquele produto. É uma caso a se analisar pois, ao meu ver, parecem ter sucesso com essa abordagem. 
        Obrigado!

        1. Olá Carlos! Uma regra deve ser objecto de ponderação quando aplicada ao caso concreto. Acho que o António, quando escreveu este artigo, não estava a pensar em ideias absolutas. A loja que descreves parece ter características específicas. Obrigado pelo comentário e pela participação no blogue! Um Abraço! Rui Soares

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