Longe de mim querer passar aqui por autoridade no assunto, mas dou lá meu pitacos na matéria. Tutorial, técnicas de redação? Negativo. Apenas algumas dicas, algumas observações que podem ajudar na hora de preparar aquele texto para um site. Seja um artigo ou uma redação promocional, os caminhos servirão a ambos.
Eu ainda uso muito caneta e papel, então, quando eu falar sobre a dupla, entenda de modo figurado ou literal, tanto faz. Trabalho com prancheta, folhas soltas, bloquinhos de anotações e caderno, tudo espalhado na mesa formando um redemoinho em volta do teclado. Confesso que o mouse atrapalha um pouco, mas tenho sido tolerante com ele. Sigamos.
Preparando seu site:
- Cuidados técnicos. Servidor eficaz, layout limpo, menus bem organizados, facilidade para contato e boa navegação pelo site.
- Definição. Quem são seus clientes ou leitores? A quem você vai se dirigir?
- Não pense nas pessoas como uma massa compacta. Procure visualizar um cliente, coloque-se no lugar dele e comece preparando assim sua redação. Venda a essa pessoa seu peixe.
- Evite frases ou textos padronizados, as pessoas identificam facilmente essas situações e não costumam ser muito tolerantes com isso. Seja original e criativo.
- Fale com o leitor. Use “você”.
- Mostre o quanto ele é, individualmente, importante.
Identifique as principais características do seu produto ou atendimento. Anote tudo no papel, selecione os diferenciais e faça destaque deles.
Seja direto, conciso, claro e convincente. Dê as informações que as pessoas precisam, mas no tempo e no tamanho certo. Muita informação junta acaba cansando. Mas pouca informação pode causar desconfiança.
Ponha pontas de emoção na sua apresentação, descreva com entusiasmo as vantagens que ele tem/está tendo/terá.
Imagine seu site como uma loja física e a página, uma vitrine. A função da vitrine é a de seduzir, fisgar o cliente (usuário). Ela deve ter uma exposição atraente, agradável, destacando o produto que levou a pessoa até aquela página e mostrando de forma fácil e tranquila as informações relevantes para que, a partir dali, o cliente “entre” em sua loja. Faça com que ele se veja usando seu produto ou serviço.
Os textos não devem ter parágrafos longos. Primeiro, porque ao visualizar um parágrafo longo geralmente a sensação que se tem é de desânimo. Segundo, porque mesmo que não se perceba de imediato, fixar os olhos na mesma tela por um tempo prolongado é cansativo. Logo desviamos o olhar para outro ponto até para descansar a visão.
Colocar frases de chamada intercaladas aos parágrafos também é válido. Ajuda a manter a expectativa para os próximos dizeres e dá uma “quebrada” numa possível sequencia cansativa.
Usar enumeração de itens ou tópicos. Quando há um bom número de informações sobre determinado produto ou serviço, a visualização em tópicos fica bem mais agradável e chamativa. Dá uma impressão de objetividade, de clareza.
No caso do uso de tópicos, coloque sempre o item mais importante em primeiro lugar. A leitura de algo interessante logo no início estimula a curiosidade para os próximos itens. E também, caso a pessoa não leia todos os tópicos, ela já leu o item principal, então estamos garantidos.
Exemplo:
- Capriche na redação e revise o texto depois de pronto. Erros ortográficos e gramaticais são inadmissíveis.
- Mesmo que o texto seja técnico, use termos do dia a dia para envolver a leitura.
- Dê destaque ao diferencial do seu produto/serviço. Se o seu negócio é uma assistência técnica e é a única no pedaço, então é uma questão de exposição. Se há outras, coloque em evidência aquilo que é diferente, seja no atendimento, localização, marcas trabalhadas, etc.
Escrever para web não é algo que se limita a criar textos apenas. É um conjunto de técnicas que exige uma boa noção de layout, conhecimento de mídias, programação, estratégias SEM e SEO. Tudo junto e combinado.
Até a próxima.
@Ednucci
3 Responses
Ótimo artigo. Ainda existe bastante negligência na criação de textos para web e ser pessoal ao passar a mensagem é um tendência.
Olá Maicon! Eu vejo isso todos os dias. Há muito a ideia de que a web é uma mina de ouro fácil de explorar. E depois as pessoas ficam frustradas porque não conseguem visitas ou não conseguem conversões e vendas. Um Abraço! Rui Soares
Ótimo artigo !
Por acaso eu esto mais a procura de uma empresa que oferece servicios de redacao web. Voce conheceria alguem ?