Palavras-Chave Negativas No Google AdWords

Necessidade De Palavras-Chave Negativas No Google AdWords

Já notastes como uma única palavra pode ter significados diferentes? Imagina uma das palavras-chave que utilizas na tua publicidade Google AdWords. Já fizestes uma lista de todos os significados que essa palavra-chave pode ter? Será que neste momento há visitantes a procurarem essa palavra-chave mas a pensarem um significado diferentente daquele significado que é relevante para o teu anúncio no Google AdWords?

  • Vão visualizar o teu anúncio, se o teu anúncio for específico, vão pensar “não é isto que procuro”. Mais uma visualização. Menos um clique. Prejudica o teu CTR, certo??
  • Vão visualizar o teu anúncio, se o teu anúncio for genérico, vão clicar. Aterram no site e vão pensar “não encontro nada neste site que me interesse”. Consequência: Bounce Rate: 100%.

Queres ver um exemplo concreto? A palavra alojamento tem vários significados. Em Portugal, pode significar:

  • Uma casa de férias no Algarve, com piscina, de preferência com a companhia da Megan Fox.
  • Um motel para uma aventura com a colega de trabalho, a tal loura bombástica!
  • Um hotel de 3 estrelas, barato, onde o caixa viajante quer passar uma noite descansada.
  • Um hotel de 5 estrelas, onde a Angelie Jolie e o Brad Pitt vão passar a noite, numa breve visita por Lisboa ou pelo Rio de Janeiro.
  • A hospedagem ou web hosting do teu site num servidor web.

Quem procura alojamento e está a pensar hotel de 3 estrelas em Lisboa, como é que vai pesquisar e actuar?

  • Vai pesquisar no Google alojamento e vai visualizar anúncios sobre hotéis e sobre alojamento web.
  • Vai ignorar os anúncios sobre alojamento web.
  • Depois, vai clicar nos anúncios sobre hotéis.
  • Aí, vai encontrar sites de hotéis de 5 estrelas e vai perceber que tem que refinar a palavra-chave que está a utilizar para encontrar o que procura.
  • Numa segunda pesquisa no Google, em vez de pesquisar alojamento, vai pesquisar hotel 3 estrelas.
  • Se os anunciantes não limitaram o âmbito geográfico do anúncio, ainda vai pesquisar hotel 3 estrelas lisboa.

Entretanto já visualizou muitos anúncios onde não clicou. E já clicou em vários anúncios e depois não achou os respectivos sites relevantes.

Se tiveres um hotel de 3 estrelas, tens a solução fácil de apostar em palavras-chave de correspondência de expressão ou exacta, como por exemplo hotel 3 estrelas. E, se o teu orçamento for pequeno, essa é uma boa solução. Mas, se quiseres desfrutar de todo o tráfego qualificado que está interessado nos teus serviços, não podes ficar pelas palavras-chave compostas ou long tail, com 2 ou mais palavras, de correspondência de expressão ou exata. Tens que apostar nas palavras-chave mais genéricas e de correspondência ampla.

Foi a própria Google que revelou que 20% das pesquisas que são feitas todos os dias não foram feitas nos últimos 90 dias ou são pesquisas originais, nunca foram feitas.

Um estudo da Hitwise, referente a Dezembro de 2009 e ao mercado americano, concluiu que as pesquisas efectuadas com 3 ou mais palavras-chave representaram 52,25% do total de pesquisas. Ou seja, mais de metade de todas as pesquisas são efectuadas com palavras-chave compostas ou long tail, com 3 ou mais palavras.

Se não utilizares palavras-chave genéricas com correspondência ampla, não serás capaz de antecipar a forma inovadora e original que as pessoas pesquisam os teus produtos e serviços, nem serás capaz de prever a variedade de pesquisas que são feitas com 3 ou mais palavras-chave.

Ora, se te renderes ao óbvio e apostares em palavras-chave genéricas de correspondência ampla, vais precisar das palavras-chave negativas para filtrar o tráfego indesejado que essas palavras vão gerar.

Benefícios Da Utilização De Palavras-Chave Negativas

Queres um visitante, que clica na tua publicidade Google AdWords e que não te quer a ti? Não, porque custa dinheiro e não tem retorno.

Ou que vê o teu anúncio, mas nunca clica? Também não, porque vai reduzir o CTR do teu anúncio, o que poderá influenciar negativamente o quality score do teu anúncio, porque o Google pode pensar que o teu anúncio não é relevante para aquela pesquisa, já que menos pessoas clicam no anúncio.

As palavras-chave negativas vão permitir filtrar os visitantes que, embora pesquisem palavras-chave iguais ou conexas às palavras-chave que utilizas na tua publicidade Google AdWords, utilizam um significado que não é relevante para os teus produtos e serviços.

Sinal Stop

Os benefícios que vais colher com a utilização de palavras-chave negativas são de 2 tipos:

  • Uma redução dos cliques com um bounce rate de 100%.
  • Uma redução de impressões de visitantes que não clicam nos teus anúncios, o que implicará necessariamente um aumento do teu CTR e poderá significar uma redução no teu custo por clique, assim como uma subida da posição do teu anúncio nos resultados das pesquisas.

Como Procurar Palavras-Chave Negativas?

  • TU – A Tua Inteligência E Um Dicionário. Quem melhor do que tu conhece o teu negócio e os produtos e serviços que pretendes vender? Faz uma lista das palavras-chave que achas relevantes e com a ajuda dum dicionário, tenta imaginar todos os sentidos possíveis dessas palavras. Estou certo que encontrarás alguns sentidos irrelevantes para o teu negócio e que podem suscitar a tua primeira lista de palavras-chave negativas. E há palavras-chave negativas quase universais: -grátis, -gratis, -gratuita, -gratuitos, -gratuitas, -free
  • Resultados Orgânicos Pesquisa no Google as palavras-chave que encontrastes no exemplo anterior e presta atenção aos primeiros 20 ou 50 sites nos resultados orgânicos. Toma nota de sites que não estão relacionados com o teu negócio. Tenta perceber porque razão é que a palavra-chave que pesquisastes apresentou esses sites nos resultados orgânicos. Que sentido é que as pessoas e o Google podem dar a essa palavra-chave para procurar esses sites que não estão relacionados com o teu negócio? E que palavras-chave negativas é que podes utilizar para bloquear quem procura esses sites dos teus anúncios Google AdWords?
  • Ferramenta De Palavras-Chave Na tua conta Google AdWords, clica em Oportunidades. E depois, no lado esquerdo, em Ferramenta de Palavras-Chave. Poderás utilizar esta ferramenta para pesquisar a tua lista de palavras-chave e estou certo que encontrarás palavras-chave negativas, que poderás incluir na tua publicidade. Mas, também podes fazer o seguinte. Lembras-te dos sites que apareceram nos resultados orgânicos e que não tinham qualquer relação com o teu negócio? Pesquisa nesta ferramenta a palavra-chave que causou o aparecimento desses sites nos resultados orgânicos do Google, mas acrescenta no campo Web Site um desses sites. Estou certo que irás colher mais um conjunto de palavras-chave negativas para a tua publicidade Google Adwords.
  • Ver Termos De Pesquisa – Todas Na tua conta Google AdWords, clica em Campanhas. Podes ver os termos de pesquisa ao nível de toda a tua conta ou desceres ao nível de cada campanha ou grupo de anúncio. Sugiro que optes por ver os termos de pesquisa ao nível de cada grupo de anúncio. Portanto, entra numa campanha, depois num grupo de anúncios. Clica em Palavras-Chave. Depois em Ver Termos De Pesquisa, selecciona Todas. Vais ter acesso a todos os termos de pesquisa que foram utilizados para visualizar e clicar nos teus anúncios, associados às palavras-chave de correspondência ampla ou de expressão, para além das próprias palavras-chave que fazem parte do teu grupo de anúncios. Presta especial atenção a palavras chave com um CTR baixo e com uma taxa de conversão nula. A própria leitura das palavras-chave, sem qualquer análise de resultados, permite desde logo encontrar algumas palavras-chave negativas.Temos De Pesquisa
  • Outros Anúncios Google AdWords. Tal como fizestes no exemplo dos resultados orgânicos, pesquisa uma palavra-chave e presta atenção aos anúncios Google AdWords que aparecem. Encontras publicidade a negócios diferentes do teu? Pondera nisso. Porque razão é que esses anunciantes estão a fazer publicidade nessa palavra-chave. Estão a procurar um publico diferente do teu? Nesse caso, qual foi o sentido dessa palavra chave que te escapou? E como bloquear esse público dos teus anúncios?
  • Os Logs Do Teu Servidor. Se os nossos leitores acharem interessante, podemos escrever um tutorial sobre um script php capaz de extrair todas as palavras-chave que desencadearam cliques nos teus anúncios Google AdWords e publicar essas palavras-chave em listas, ordenadas pelos respectivos dias. Peçam, se acharem relevante.

Amplitude Duma Palavra-Chave Negativa De Correspondência Ampla

É preciso ter atenção que as palavras-chave negativas de correspondência ampla não incluem a amplitude desejada. Não incluem palavras escritas com erro, plurais ou sinônimos.

Retirei este exemplo dum chat entre um gestor duma conta Google AdWords e um representante do Google. O representante de conta adicionou a palavra-chave negativa de correspondência ampla 19th brithday party ideas e o anúncio apareceu para a pesquisa de 19 birthday party idea. A justificação do representante do Google é que o sistema não bloqueia todas as pesquisas relacionadas, especialmente se forem diferentes em mais do que 1 aspecto, no caso concreto há 2 diferenças: 19th vs 19 e ideas vs idea.

Ao adicionares uma palavra-chave negativa de correspondência ampla não fiques descansado e relaxado. Faz o teu trabalho de casa. O melhor é procurares sinónimos e adicionares plurais. Imagina que não existem palavras-chave negativas de correspondência ampla e adiciona todas as possibilidades que encontrares.

Como Utilizar Variações Duma Palavra-Chave, Excluindo Essa Palavra-Chave

Por vezes, queremos apostar numa palavra chave de correspondência ampla ou expressão, mas sabemos à partida que essa mesma palavra-chave tem uma taxa de conversão muito baixa e que o custo gerado não só não terá retorno, como terá prejuízo.

Vou inventar um exemplo que, na prática, não conheço. Mas, aposto que a pesquisa na palavra-chave maquina fotografica não tem a mesma taxa de conversão do que “maquina fotografica Canon”. Ora, podemos utilizar a palavra-chave de correspondência expressão:

“maquina fotografica”

e a palavra negativa de correspondência exacta

-[maquina fotografica]

O que vai acontecer é que sempre que alguém pesquisar maquina fotografica, o teu anúcio não vai aparecer. Mas, se pesquisar maquina fotografica com uma ou mais palavras-chave, por exemplo, maquina fotografica Canon, o anúncio já vai aparecer.

Como Adicionar As Palavras-Chave Negativas No Google Adwords?

Tens vários possibilidades. Antes de mais, acede à tua conta Google AdWords. E podes:

  • Clicar em Campanhas. Clicar em Palavras-Chave. Fazer scroll down até ao fundo das tuas palavras-chave, até veres a opção Palavras-chave negativas. Expande e depois tens as opções Adicionar, Editar, Eliminar ou Transferir.
  • Podes repetir o mesmo que no exemplo anterior, mas ao nível dum grupo de anúncios. E podes ver nesta imagem as opções disponíveis:Adicionar Palavras Negativas
  • Ainda podes fazê-lo na opção que indiquei mais acima sobre como encontrar palavras-chave negativas: Ver Termos De Pesquisa – Todas:Palavra Chave Negativa

Uma palavra-chave negativa adicionada ao nível duma campanha afeta todos os grupos de anúncios. Uma palavra-chave negativa adicionada ao nível dum grupo de anúncios apenas será eficaz ao nível desse grupo de anúncios.

Finalmente, de vez em quando, verifica se alguma das tuas palavras-chave negativas está a bloquear outras palavras-chave. Na tua conta Google AdWords, clica em Oportunidades e depois em Ferramenta de diagnóstico de anúncios. Vais poder ver um relatório deste tipo:
diagnostico palavras-chave

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26 Responses

  1. Belo artigo , muito bem conseguido, demonstra trabalho e conhecimento. Parabéns.

  2. Já gora nos resultados do adwords, já estão a aparecer com a localização da empresa.
    A questão é como?

    1. Nuno, vou escrever uma série de artigos sobre os Resultados Locais do Google. Comecei com um artigo básico sobre Como Colocar A Tua Empresa No Google Maps. O próximo artigo que deve ser publicado amanhã é sobre Estudo Dos Resultados Locais Da Pesquisa [advogados Lisboa] No google.pt.

  3. Refere-se provavelmente a quando se pesquisa por uma area de negocio aparece uma lista de empresas na nossa zona com nome e morada…

    1. Está a referir-se ao resultados locais, que é um mapa do lado esquerdo e 10 resultados do lado direito. E que aparecem entre a 3ª e a 4ª posição dos resultados orgâncios. Vou escrever um artigo sobre isso nos próximos dias.

    2. Olá! Como é que te chamas? F é de Filipe?

      No contexto da nossa conversa, vou escrever uma série de artigos sobre os Resultados Locais do Google. Comecei com um artigo básico sobre Como Colocar A Tua Empresa No Google Maps. O próximo artigo que deve ser publicado amanhã é sobre Estudo Dos Resultados Locais Da Pesquisa [advogados Lisboa] No google.pt.

  4. Olá Rui,
    Peço desculpa pelo meu comentário, pois não está relacionado com o artigo.
    Queria apenas dar os parabéns por este projecto que tive conhecimento recentemente e desejar o maior sucesso!
    JR

  5. conheci esse blog no analiseblogueira.com ate agora tenho gostado dos artigos.
    Espero que continuem assim, e boa sorte neste novo projeto

    1. Bem vindo, Wellington! Obrigado! Vamos continuar a trabalhar para melhorar. Visitei o teu blog e fiquei com vontade de ver a Elana a comer lagarta… 😀 Será que é gostoso? Eu prefiro não experimentar.

  6. Olá, gostei muito de todos os seus artigos. Este site esta de ótima qualidade. Parabéns a todos.

    1. Olá! Bem vindo! Quem é você? Você é estudante? O que é que você estuda? Trabalha? O que é que você faz no trabalho? Quais são os assuntos sobre os quais você gosta de pensar, conversar e escrever? Já tem um blog? É sobre que assunto? O caminho de cada um é diferente e depende de quem você é. A resposta à pergunta "Quem é você?" vai determinar o caminho que você vai ter que percorrer para ter sucesso no seu blog e ganhar dinheiro. Se você não souber quais são as suas qualidades e quais são as suas limitações, você não será capaz de traçar um caminho para ter sucesso. Agora, se você procura uma fórmula mágica, eu não sei responder. Apenas lhe desejo felicidades. Um Abraço Rui Soares

  7. Encontrei esse blog a pouco tempo e já me identifiquei muito com ele. Parabéns pelo blog.
    Sucesso!

  8. Olá muito interesante o assunto, sou iniciante na area de webmaster e SEO, gosto muito do adwords por ser exelente pra divulgaçao, tenho pesquisado muito sobre o assunto e tenho duvidas de como baixar ao maximo o valor das minhas palavras chave; ja consegui algumas por 0,2 centavos mas é raro.
    Parabéns pelo blog.

  9. Rui,
    Fiquei maravilhado com o teu potencial de ensinar de uma forma simples mas eficiente. Parabens pelo blog e fique certo que estarei sempre atento ao que escrever. Concordo que sem esforço não é possível atingirmos os resultados que esperamos. Quase sempre sonhamos em ficarmos ricos trabalhando com internet, no conforto de nossa casa, mas não nos dedicamos ao máximo. A pesquisa e a análise são fundamentais, é um exercicio sacrificante (chato mesmo) mas crucial!

    1. Olá Marcos! Obrigado pelo seu comentário. O tema ganhar dinheiro online fascina a maioria das pessoas. E os maiores blogueiros que escrevem sobre isso são quase estrelas de cinema. De certa forma, é compreensível. Quem não gosta da ideia de trabalhar em casa, de gerir o seu tempo, de escolher as atividades que dão mais prazer, de dar mais atenção à família? Quem prefere trabalhar para patrão, com horário de fábrica e vida estilo robot? Eu acho que há duas coisas que são muito importantes. Uma delas é ser capaz de trabalhar com um know how suficiente, mas limitado. E aprender, errando. Há blogueiros que querem aprender TUDO. E depois nunca fazem nada. Querem ler todos os artigos, tutoriais, livros… E a perfeição não existe… A segunda coisa que relevo é a aceitação do insucesso. Ter sucesso significa persistir, depois de errar, errar, errar, errar, errar… Vou visitar o seu blogue. Um Abraço! Rui Soares

    1. Olá Nicolle! É fantástico saber que existem pessoas com a sua sensibilidade neste mundo… Penso logo na natureza, no canto dos passarinhos, no cheiro das árvores após uma chuva gostosa… Quer uma sugestão? Não seja preguiçosa… Um Abraço! Rui Soares

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