O Que É O Anchor Text?
Vamos explicar o que é o anchor text, para os leitores que não sabem HTML. Observe este link:
Aprenda A Optimizar A Tag Title Para O Google
Quer ver o código HTML deste link? Não é complicado. O HTML usa tags e depois cada tag tem atributos. Para criar um link, utilizamos a tag a. Veja o exemplo em HTML:
Aprenda A Optimizar A Tag Title Para O Google
Temos a tag a no início e no fim. Você não consegue criar um link em HTML sem o atributo href. Mas, vamos simplificar isto para que você analise a tag de abertura a e a tag de fecho a do link.
Na tag de abertura a, declaramos os respectivos atributos. É necessário informar o url para onde estamos a linkar e isso é feito com o atributo href.
O anchor text é o texto que colocamos no meio da tag de abertura a e da tag de fecho a. E, no resultado final, quando olhamos para um link publicado num website, aquilo que vemos é o anchor text. No exemplo dado, o anchor text é Aprenda A Optimizar A Tag Title Para O Google. Não vemos o código HTML. Apenas o anchor text.
A Importância Do Anchor Text
Já viu placas de sinalização duma saída de emergência num edifício? O texto nesse sinal é descritivo: “SAÍDA”. Se você estiver a fugir dum incêndio, não vai ignorar a palavra “SAÍDA”, certo? Claro que não. E, ao seguir a direcção para onde aponta a palavra “SAÍDA”, qual é a sua expectativa? Encontrar a saída do edifício.
Já esteve num hospital com uma sinalização bem organizada? Você chega a um cruzamento de corredores e aparece uma placa com setas a indicar que o Serviço De Medicina Interna é para a direita e o Serviço De Pequenas Cirurgias é para a Esquerda. Fácil de entender, certo? Seria mais complicado se aparecesse SMI para a direita e SPC para a esquerda. Com uma sinalização tão fraca, você corria o risco de visitar a Morgue do Hospital e de ficar traumatizado para o resto da sua vida…
Um link é um sinal de direcção. Você aponta o visitante na direcção doutra página ou doutro site. E, se não for descritivo, ninguém vai clicar no link. É claro que você pode ser descritivo no parágrafo e colocar as palavras “clique aqui” no anchor text do link. Veja só:
Escrevi um artigo sobre a optimização da tag title para os motores de busca. Se quiser ler, clique aqui.
É descritivo. O visitante compreende o que vai encontrar na página para onde o link aponta. Mas, o Google não é inteligente. É um programa. E, sem prejuízo da evolução na compreensão do significado, na busca semântica, o Google ainda trabalha muito com as palavras que encontra em determinadas tags de HTML. E, para perceber o assunto duma determinada página, para indexar essa página nos resultados da pesquisa de determinadas palavras, atribui uma importância muito grande ao anchor text. Ou seja, o Google olha como especial atenção para o conjunto de links que apontam para uma determinada página e para as palavras que encontra no anchor text desses links.
A página do Adobe Reader não tem as palavras “click here” no título ou no texto da página. No entanto, se você pesquisar click here no google, o primeiro resultado é essa página do Adobe Reader. Porquê? Por causa do número de links que apontam para essa página com o anchor text “click here”.
You will need software to read this document in PDF format. To download Adobe Reade, please click here.
Existem tantos links semelhantes a este, para aquela página da Adobe, que o Google posicionou essa página no 1.º lugar para a pesquisa das palavras chave “click here”.
Já entendeu o poder do anchor text? Se você quiser que uma determinada página do seu website fique bem posicionada no Google, na pesquisa das palavras chave “certificação dos programas de facturação” você precisa de links que apontem para essa página e que essa palavras chaves “certificação dos programas de facturação” façam parte do anchor text desses links.
Miserable Failure GoogleBomb
Em 2003, quem procurasse “miserable failure” no Google, encontrava a página da bibliografia do George Bush, na primeira posição, no website da Casa Branca. E obviamente as palavras miserable failure não faziam parte do texto ou de qualquer outro elemento dessa bibliografia.
O posicionamento dessa página no primeiro lugar resultava apenas do número de links que apontavam para essa página com o anchor text “miserable failure”.
Este tipo de SEO, com intenções políticas ou humorísticas, designado GoogleBomb, já não é eficaz, dado que o Google introduziu alterações no seu programa para impedir que o poder do anchor text seja utilizado para fins políticos ou humorísticos. Mas, a bibliografia do George Bush ainda esteve cerca de 2 anos no primeiro lugar para a pesquisa de “miserable failure”. Pessoalmente, acho que era um resultado relevante para a pesquisa daquelas palavras.
Anchor Text E A Optimization On-Site
Por vezes, focamos a nossa atenção apenas nos links externos, doutros websites para o nosso, e esquecemos os links internos, no nosso próprio website. Esses links são nossos. Podemos criá-los quando, como e se quisermos. No seu website, você é o Rei desses links internos. E pode usá-los para melhorar o posicionamento das páginas do seu website nos resultados orgânicos do Google.
Temos que colocar uma frase descritiva com palavras chave, no anchor text desses links, de modo a:
- Beneficiar os visitantes do nosso website, que passam a ter uma descrição da página de destino do link. E, consequentemente, clicam mais nos links do que em links pobres em termos descritivos. É mais fácil seguir uma sinalização que compreendemos do que uma sinalização confusa ou insuficiente.
- Ajudar os motores de busca, incluindo o Google, a associar a página de destino às palavras chaves utilizadas no anchor text.
Neste exemplos, 25 Diretórios Portugueses Para Resultados Locais, o Google não deixará de associar a página de destino às palavras chave “diretórios portugueses” + “resultados locais”. E este link, com este anchor text, pode ajuda a página a obter uma posição melhor na pesquisa dessas palavras chave no Google.
Afinal, pensa o Google, pensam os visitantes, pensa você, se eu utilizei essas palavras chaves no anchor text do link, é porque a página de destino é sobre essas palavras chave. Não fazia sentido que eu usasse essas palavras chave e depois a página de destino fosse sobre a Copa Do Mundo de 2010. Por isso, é lógico que o Google valorize as palavras chave que usamos no anchor text dos links internos.
Tamanho Do Anchor Text
É importante saber quantas palavras ou caracteres é que o Google aproveita no anchor text dum link, porque as restantes serão ignoradas. Quando escrevemos um artigo, quem linka para esse artigo normalmente utiliza o título do artigo ou até o url. Se soubermos o limite máximo de palavras ou caracteres que o Google aproveita no anchor texto dum link, podemos tentar colocar as palavras chave mais importantes na parte do título ou url que cabe nesse limite máximo do número de caracteres do anchor text.
No artigo que escrevemos sobre a optimização do tag title, indiquei que o limite máximo do title era cerca de 70 caracteres. Ora, no caso do anchor text, esse limite é cerca de 8 palavras ou 54 caracteres. Sabendo este número, quando você estiver a escrever um título, não deixe de considerar que a parte mais importante do título é as primeiras 8 palavras, ou, se quiser ser mais rigoroso, os primeiros 54 caracteres. Se você quiser optimizar esse artigo para determinadas palavras chave, coloque essas palavras chave nos primeiros 54 caracteres do título.
Penalidades Por Excesso De Optimização
Encontramos este tópico no webmasterworld que aborda o tema do excesso de optimização dos links internos. E aponta números exactos, resultantes de testes realizados. O teste consistia em apontar links de sub páginas para a página principal, com um anchor text rico em palavras chave, usando sempre as mesmas palavras chave e as conclusões foram as seguintes:
- Ao colocar um link para a página principal, no menu de navegação, sitewide, em cada sub página, usando a mesma palavra chave, verificaram uma queda de 6 páginas nos resultados orgânicos do Google para a pesquisa dessa mesma palavra chave.
- Ao colocar um link para a página principal, no conteúdo principal, em cada sub página, usando a mesma palavra chave, verificaram um ganho temporário e depois uma queda de 6 páginas nos resultados orgânicos do Google para a pesquisa dessa mesma palavra chave.
- Ao colocar um link para a página principal, no conteúdo principal, em cada sub página, usando variações da palavra chave, verificaram uma queda de 3 páginas nos resultados orgânicos do Google para a pesquisa dessa mesma palavra chave.
- Ao colocar um link para a página principal, no conteúdo principal, em 10 sub páginas, usando a mesma palavra chave, verificaram um ganho de posicionamento nos resultados orgânicos do Google para a pesquisa dessa mesma palavra chave. Essas 10 sub páginas foram as primeiras 10 páginas indexadas no google na pesquisa site:omeudominio.com
Trabalhar SEO é trabalhar num laboratório onde é necessário testar ideias. E, por vezes, é necessário usar menos uma determinada técnica para obter melhores resultados. O próprio Matt Cutts aborda o tema do excesso de optimização neste vídeo:
httpv://www.youtube.com/watch?v=Bz0KQNPDUoc
Em relação aos links externos, existem soluções para evitar essas penalidades:
- variar as palavras chave com maior volume de pesquisa no anchor text;
- utilizar palavras chave com pouco volume de pesquisa nalguns links
- utilizar palavras não descritivas como “clique aqui” nalguns links
- utilizar o url ou o nome do domínio ou a marca como anchor text nalguns links
- utilizar o nome do autor do artigo no anchor text dalguns links
O objectivo é criar um perfil de backlinks que é natural em oposição a um perfil de backlinks que é automático ou artificial. Quase que apetece dizer que o Google valoriza uma evolução neo darwiniana dos backlinks em oposição a uma evolução do tipo intelligent design…
Quem quiser fazer isto com mais rigor e ciência, poderá estudar o perfil de backlinks de vários sites, onde os respectivos autores não fazem SEO, no sentido de andarem a caçar backlinks. Podem recolher informação estatística a respeito desses backlinks, para compreender a evolução dum perfil natural de backlinks. É preciso recolher muita informação, incluindo datas de publicação dos artigos, datas da publicação dos backlinks, evolução no tempo dos backlinks para cada artigo, correlação entre o título dos artigos e o anchor text nos links, variações no anchor text, backlinks de websites relacionados e websites não relacionados, percentagem de links dofollow e nofollow, etc..
Tendências do Anchor Text
Eu acho que este factor de optimização vai continuar a ser um factor relevante durante muito tempo. Mas, no futuro, não terá a força que tem hoje. O Google está a evoluir na compreensão do significado das palavras, dos sinónimos, da associação entre significados e entre significados e temas. Não vai depender tanto do anchor text para indexar uma determinada página nos resultados orgânicos da pesquisa de determinas palavras chave.
E já vemos páginas bem posicionados para determinadas palavras chave, que não possuem um único link para essas páginas, com esses palavras chave no anchor text.
Mas, não ignore este factor de optimização, quer nos links internos do seu website, quer nos links externos para o seu website.
One Response
He, existe muita variações no mundo do seo
como disse que cada ação resultou um resultado no algoritmo correto?
más se esse mesmo resultado e influenciado por uma 2º questão que não está
visível para quem está fazendo a análises, então acho muito vago afirmar muitas coisas
em um algoritmo que está sempre mudando propositalmente.
abraço