Newsletters – Definição e Boas Práticas

É importante afirmar e repetir que o marketing é um ingrediente essencial para obter sucesso na internet. Um site sem visitas é um hotel sem hóspedes. Uma das ferramentas desse marketing é o envio de newsletters, bulk email marketing.

Definição De Email Marketing (newsletters)

O que é email marketing?

  • O envio de emails (newsletters) por parte duma empresa para os respectivos clientes para fidelizá-los;
  • O envio de emails (newsletters) para adquirir novos clientes ou convencer clientes actuais a comprarem de imediato um produto ou serviço;
  • O envio de publicidade nas newsletters doutras empresas.

A Importância Do Envio De Newsletters

  1. Um estudo de 2007 da Direct Marketing Association concluiu que o email marketing pode gerar um ROI (return on investment) de $48.34 por cada $1 gastos.
  2. Noutro estudo de 2007, da Datran Media, que envolveu 2000 profissionais do marketing, 80% dos inquiridos responderam que o email marketing era o meio mais eficaz para promover um produto ou serviço, incluindo a publicidade PPC nessa comparação.
  3. Um estudo de 2007 da Shop.org revelou que o email-marketing tem um custo por cliente abaixo dos $7, comparativamente com os $71.89 da publicidade em banners, $26.75 da publicidade PPC e $17.47 dos programas de afiliados.
  4. A Direct Marketing Association prevê que os gastos em email marketing nos EUA subam de $600 milhões em 2008 para $700 milhões em 2009.

A Importância Do Double Opt-In Nas Newsletters

É requerido a quem tenha aderido à newsletter que aceda ao respectivo email e clique num link, o que comprova a identidade do dono da conta de email subscritora da newsletter

Vários estudos confirmam que o double opt-in ou opt-in confirmado produz os melhores resultados em termos de fidelização dos clientes. Tem os melhores resultados em termos da percentagem de subscitores que leêm os emails, clicam nos links de publicidade e compram produtos e serviços.

A Oferta De Valor

Preste atenção à verdade mais importante sobre email marketing:

Se você oferecer valor aos seus subscritores, estes estarão dispostos a receber a sua newsletter.

Ofereça conteúdo grátis, relevante e útil aos seus subscritores. Ou discontos em produtos ou serviços relativamente aos quais os subscritores já manifestaram interesse.

Boas Práticas No Envio De Newsletters

  • Se está a promover a venda de produtos ou serviços, não mande emails para quem não tenha consentido.
  • Inclua apenas conteúdo relevante tendo em consideração o contexto em que o consentimento foi prestado.
  • Seja consistente em relação à frequência com que manda a newsletter. Se optar por 1 envio mensal, cumpra essa periodicidade.
  • Se os recipientes são empresas, mande os emails de Terça a Quinta.
  • Inclua uma versão em texto simples e outra versão em HTML. Terá que mandar em formato Multi-Part MIME, que permite enviar uma mensagem em HTML e outra em texto simples no interior do mesmo documento. Cerca de 5% dos destinatários de qualquer newsletter ou email não podem receber a versão HTML da mensagem e se a sua mensagem não incluir uma versão em texto simples, esses 5% não irão ler a sua mensagem.
  • Não utilize só CAPS ou vários pontos de exclamação, porque vai activar os filtros de spam.

Outras Referências

Tenha também em consideração as condições gerais de utilização do seu serviço de alojamento web. Se utiliza alojamento partilhado, contacte o seu fornecedor de alojamento para saber em que condições pode enviar newsletters.

A Direct Marketing Association publica regularmente relatórios e estudos sobre direct marketing que sugerimos que você consulte.

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