O Eu Diferenciado – A Marca Eu
Na multidão, somos todos clones, máquinas destinadas a cumprir um horário das 08:00 às 20:00 horas, na fábrica da nossa profissão. O horário pode ser outro. Mas, é sempre um ritual mecanizado, uma velocidade violenta, no betão cinzento, frio e bruto. Não somos robots.
Na procura duma vaga de emprego, somos mais um fato. Na luta por um contrato de feelancer, somos mais um preço.
Somos números, na percepção dum direitor de recursos humanos, depois de ler 50 currículos que usam o mesmo formato e repetem os mesmos adjetivos, na indecisão dum empresário, depois de visualizar 20 portfolios.
Mas, ainda somos humanos. Eu sou único e especial. Você é único e especial.
- Ajude o director de recursos humanos a conhecer o EU que existe em você, o EU empregado que é diferente de todos os outros candidatos.
- Ajude o empresário a entender o valor de contratar o Eu que existe em você, o EU freelancer que é diferente de todos os outros freelancers.
Já todos vimos um cowboy a marcar uma vaca com um símbolo do dono do fazenda, usando um ferro em brasa, nos Western americanos. É essa a origem do conceito de Marca que usamos no marketing. A marca Eu é um símbolo que representa a sua identidade na multidão. É a sua diferença para os profissionais que concorrem consigo pelo mesmo emprego ou negócio.
Psicanálise – Saiba Quem Você É
Para fazer marketing do Eu, para vender o Eu, você precisa de conhecer o Eu, sem qualquer ilusão, sombra ou vazio, com a humildade para reconhecer que somos seres imperfeitos, limitados.
Você conhece jogadores de futebol, como eu conheço, que não nasceram com um talento inato e extraordinário, mas, mesmo assim, são internacionais e ganham milhões. Usaram a inteligência emocional para treinar, trabalhar e maximizar as qualidades e competências. Especializaram-se naquilo que sabiam e podiam fazer dentro do campo. Nunca tentaram ser aquilo que não eram.
Não sonhe ser aquilo que você não é, nem pode ser. Todos os sonhos são realizáveis, se forem os sonhos certos…
Não se inscreva numa maratona de psicoanálise. Não é necessário. Mas, dedique um fim de semana inteiro a pensar sobre os seus pontos fortes e pontos fracos no contexto do trabalho.
Escreva uma breve história da sua vida profissional. Tome nota das experiências postivas e das experiências negativas. Das opiniões favoráveis e das opiniões desfavoráveis. Escreva uma breve história da sua vida de estudante. Quais são os pontos comuns nas duas histórias? Quais são as suas forças e as suas fraquezas?
A Sua Percepção E A Percepção Dos Outros Sobre Você.
Para além da informação que você comunica intencionalmente sobre você: “esta é a minha percepção sobre mim”, o outro, o seu superior hierárquico, o diretor de recursos humanos, o seu colega de trabalho, o empresário a quem você presta serviço, recebe informação sobre você através da experiência de trabalhar com você.
A percepção do outro sobre as suas qualidades e defeitos é diferente da sua própria percepção. Os olhos do outro são diferentes dos seus. E a perspectiva do outro é mais distante da sua.
Há sempre uma diferença. Você precisa de conhecer essa diferença.
Peça aos seus familiares, amigos e colegas de trabalho ou de profissão que escrevam um texto com palavras positivas sobre o seu perfil profissional. E algumas ideias sobre aspectos onde você pode ainda melhorar. Não lhes peça para confessarem o que pensam sobre os seus defeitos, porque podem omitir opiniões negativas, com medo de prejudicarem a vossa relação.
Tomou nota das suas memórias sobre as críticas positivas e negativas que recebeu no trabalho e na escola?
Onde é que está a diferença? Não é significativa? Você acha que é melhor do que realmente é? Os seus familares e amigos reconhecem-lhe mais qualidades e competências do que os seus colegas de trabalho? No contexto profissional, você ainda não manifestou tudo aquilo que você é? Quais são os obstáculos?
Querer Mudar Hábitos Antigos
O que é que você precisa de mudar para ter sucesso? Como é que você altera a percepção dos outros sobre você? O que é que você precisa de mudar no Eu?
Essa mudança precisa de vir de dentro. As pessoas alteram comportamentos na consequências de circunstâncias externas, mas, se a mudança não for interior, os hábitos antigos continuam enraizados. Hibernam a aguardar condições exteriores favoráveis.
Eu não vou mudar você. Quem sou eu para fazer isso? Um pigmeu. O seu pai e a sua mãe não vão mudar você. A sua esposa não é capaz de mudar você. Esqueça os guru, os mentores, os líderes religiosos, os psicólogos. Quem pode mudar você? O comando do Eu está na sua mão. É como o controle remoto da TV. Você pode mudar de canal. Só não muda, se não quiser.
Mudar implica querer. Muito querer. E esse querer é seu. Só você pode querer o suficiente para mudar. E, se existir querer suficiente, você será capaz de reforçar as suas qualidades e competências. E eliminar os pontos fracos que sejam obstáculos à sua evolução enquanto profissional.
Não se esqueça de ser realista. Não tente ser o que você não pode ser. Estabeleça metas a curto prazo e com objectivos concretos.
E não use o argumento do realismo como justificação para não mudar. Quando resistimos aos hábitos antigos, somos confrontados com todas as justificações para adiar a mudança:
- Hoje, não. Amanhã.
- Hoje, não. No início do próximo mês.
- Hoje, não. No início do próximo ano.
- Hoje, não.
A mudança é agora. Você muda. Ou não muda. Decida.
O Seu Blog – Currículo Interativo
Já se colocou na posição de alguém que analisa 50 currículos para uma oferta de trabalho? Os currículos são todos parecidos. Um blog pode ser um factor de diferenciação decisivo, a diferença entre um currículo arquivado e um emprego.
Veja o seu blog como a extensão do seu currículo e do seu portfolio, onde você deve contar histórias sobre si, o seu trabalho, as suas experiências, as suas qualidades e competências, a sua capacidade de resolver problemas. Você já foi criança. Certamente conhece o poder das histórias.
A mente humana usa histórias para organizar eventos numa sequência com significado. Uma história é uma sequência de imagens, que associamos a determinadas ideias e emoções. Uma dessas imagens vale mais do que todos os adjetivos do seu currículo. Segue aquela ideia que uma imagem vale mil palavras.
Conte uma história duma viagem de lazer que você fez, onde praticou desporto radical e publique as fotos dessa viagem. Depois compare com o adjetivo corajoso escrito no papel do seu currículo. Você tem 2 mensagens sobre coragem. Qual das duas é mais forte? A resposta é óbvia. A história publicada no seu blog.
O seu blog é um curriculo vivo, que oferece múltiplas opções ao visitante para descobrir quem você é, através das categorias do menu, da opção Sobre, dos posts relacionados no fim de cada artigo, dos textos, fotos, vídeos e das atualizações no tempo.
Oferece ainda um potencial de diálogo, através do formulário de contato, dos comentários e dos links para as suas páginas nas redes sociais.
E mais do que apenas diálogo: uma extensão real da sua rede de contatos sociais, novos amigos sociais.
Nesta relação que vai e vem entre você e o leitor do blog, você:
- causa diferença nos outros;
- não lhes é indiferente:
- deixa de ser um nome e uma foto num papel.
Um blog pode trazer visibilidade à sua identidade profissional, através do tráfego que é capaz de gerar e da interatividade mencionada.
E reconhecimento da sua autoridade na resolução de problemas na sua área de conhecimento. Que problemas é que existem na sua área de especialização que não são fáceis de resolver? Aprenda a resolvê-los… Tome nota: o sucesso é para aqueles que resolvem problemas.
Investigue, estude e publique sobre a sua profissão, aprendendo novos conhecimentos, mantendo-se atualizado e divulgando as suas competências.
Leia os artigos dos seus colegas de profissão, comente e participe ativamente na conversa social. Saiba todas as notícias da sua profissão e seja uma novidade.
E seja feliz! Com mais ou menos sucesso, com mais ou menos ter, com mais ou menos blog, com mais ou menos emprego, a felicidade é um estado de espírito. Agora mesmo, imagine uma árvore e fique tranquilo! Imagine um pássaro a voar e fique alegre! Imagine que tem alma e fique feliz!