Na matéria anterior falamos sobre a importância da escolha da distribuição e hoje daremos continuidade a esse assunto, passando a falar sobre as qualidades de cada distribuição Linux.
Claro, nosso desejo não é falar de assuntos técnicos (pelo menos de início), mas estaremos apresentando motivos pelos quais você poderá escolher essa distribuição e trabalhar em cima dela!
Como disse anteriormente, iniciaremos uma série de matérias falando um pouco sobre cada uma distribuição e hoje iniciaremos falando sobre o Ubuntu!
O Que É O Ubuntu?
O Ubuntu é um Sistema Operacional Linux desenvolvido por um núcleo GNU/Línux. Ele é baseado no Debian, já sendo um dos sistemas operacionais de código aberto mais populares do mundo.
Por ter um layout prático e simples de manusear, ele é perfeito para notebooks, desktops e servidores.
O Ubuntu contém todos os aplicativos que você precisa, isto é: navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muitos outros!
Por definição, Ubuntu (nas linguagens Bantu da África do Sul), tem o significado de amizade, alegria ou junção!
Motivos Para Você Usar O Ubuntu
Bem… antes de qualquer coisa, podemos dizer que o fato de se trabalhar com um Sistema Operacional gratuito é ótimo. Até porque, os valores investidos em uma Licença de Uso, podem ser investidos em outra coisa!
Imagina você tendo a “necessidade” de trabalhar com uma Rede segura e tendo de investir em “versão enterprise” ou algo do gênero?
Com o Ubuntu você não terá esse tipo de preocupação, pois ele sempre será gratuito (garantia dada por seus desenvolvedores).
Uma outra coisa é a facilidade de se encontrar tutoriais na Internet (sem contar suporte – tanto para o usuário inexperiente, quanto os que gerenciam redes).
Quem já teve o privilégio de usar esta distribuição, sabe que encontramos nele uma ótima infraestrutura de tradução e acessibilidade.
Então, se você quiser usá-lo em sua Rede, certamente terá muitas vantagens. Isso porque:
- Ele é muito prático de ser usado;
- Possui facilidades de uso (tanto para quem gerencia quanto para quem usa na rede);
- Possui atualizações constantes e seus pacotes são confiáveis.
- Não preciso nem dizer que ele é seguro e confiável, né?
Ah, preciso fazer um comentário, antes que eu esqueça: O Ubuntu teve sua origem através do Debian, correto?
Bem… ele tem uma “pequena” diferença: Ele tem seu lançamento semestral (diferente de outras distribuições).
Como Instalar o Ubuntu?
Bem… quem trabalha com o Windows e pretende migrar para o Linux (seja qual for o motivo), uma das principais perguntas é: Como vou migrar meu Sistema Operacional?
É, tenho que concordar que algumas distribuições são realmente dificeis de se trabalhar (eu sou um que apanhou bastante quando estava iniciando nas atividades).
Uma das principais preocupações que nós Desenvolvedores que trabalhamos com GNU/Linux temos é quanto a uma instalação prática, rápida e segura.
O Ubuntu neste sentido, não deixa a desejar!
Ele possui diversos tipos de instalações! Para quem utiliza o Windows, pode-se fazer a instalação através do “Wubi”.
Bem… o Wubi funciona através do Windows e possui uma interface muito amigável (veja exemplo na imagem a seguir).
Claro, se você quiser instalar a distribuição de outras formas, ele também lhe dá a possibilidade de trabalhar em modo texto, entre outros.
E aí, gostou da distribuição?
Visita o site oficial do Ubuntu e encontre muitas outras vantagens…
Quer fazer download dele? Download do Ubuntu.
Ficamos por aqui com mais esta matéria! Espero que através deste resumo sobre o Ubuntu possamos ter lhe ajudado em algo.
Em caso de dúvidas ou maiores informações, sinta-se a vontade em entrar em contato conosco.
2 Responses
Além de tudo isso, é a melhor plataforma de desenvolvimento para programadores. Quemuel, escreva para nós o processo de instalação do LAMP (Linux + Apache+ MySQL + PHP) no Ubuntu. Abraços!
Podes passar os olhos por aqui: https://www.webmaster.pt/instalar-xampp-linux-apac…