Apesar da efervescente comunidade em torno do desenvolvimento web existem elementos e funcionalidades dos navegadores que permanecem dormentes até um programador resolver usar a imaginação.
Foi assim com o Ajax e esta sendo assim com dois elementos que ganharam proeminência juntamente com o advento do HTML 5. Apesar de estarem disponíveis há anos, foi nos últimos meses que obtiveram o suporte necessário, tanto por parte dos navegadores, quanto dos desenvolvedores.
O SVG e o Canvas são direcionados para a renderização de gráficos diretamente no navegador. Neste tutorial teremos uma introdução ao SVG e no próximo tutorial veremos o Canvas.
Gráficos Vetoriais Escaláveis
No título temos a tradução de SVG (Scalable Vetor Graphics). Nas recomendações da W3C desde 2001, é semelhante aqueles artistas talentosos que permanecem no underground e poucos conhecem toda a sua potencialidade.
Os gráficos criados com SVG são vetoriais, o que significa que não importa quanto zoom você aplicar sobre o gráfico, a definição do gráfico será perfeita. É como desenhar com o Illustrator diretamente no navegador.
Outro ponto positivo do SVG é que a estilização é feita com CSS. Todo elemento criado pode ser estilizado separadamente. E também pode ser animado. Isso porque o SVG tem o Document Object Model (DOM), o mesmo modelo de representação utilizado pelo HTML.
Para começar os rabiscos você precisa entender XML. Uma linguagem muito versátil que eu já expliquei em outro tutorial publicado aqui no Webmater.pt: Introdução Ao XML. O mais fantástico do estruturar os gráficos com o XML é que desta forma você poderá manipular todos os atributos do elemento.
Todos os navegadores atuais suportam o SVG, mas o Internet Explorer não suporta animações. Para as versões anteriores do IE é utilizada a biblioteca SVG Web (ficheiro zip do subdomínio code.google.com) que utiliza Flash para gerar os gráficos.
Para inserir o SVG na página, você pode usar o elemento img, iframe, embed, object ou diretamente na página. As marcações são as seguintes
Vamos aproveitar o suporte dos navegadores atuais e usar o SVG diretamente na página. A estrutura básica e obrigatória para criar o espaço necessário para a criação das formas é a seguinte:
A largura e altura definidas nesta linha delimitam as fronteiras para o gráfico.
No SVG temos disponíveis seis formas básicas: rect (retângulo), circle (círculo), elipse, line (linha), polyline (polilinha) e polygon (polígono). Cada uma com seus atributos específicos. A cor padrão é preta e sem linha ao redor do gráfico. No decorrer do tutorial criaremos exemplos e com isso veremos os atributos de cada forma.
Círculo E Retângulo
Começamos pelo círculo e retângulo:
Lembra-se das inesquecíveis aulas de matemática e o Plano Cartesiano? Pois utilizaremos finalmente. Com o diferencial que o 0,0 são o canto superior esquerdo do navegador ou elemento no qual o gráfico esta sendo criado. Alguns elementos usam o “x, y” e outras o “cx, cy” para representar a distância.
O tamanho do retângulo é definido com os atributos “width” e ”height” e para conseguir cantos arredondados pasta usar “rx” e “ry”. Já no caso do círculo o tamanho é definido pelo atributo “r” de radius. Na elipse é o “rx” e “ry”.
Preenchimento
O atributo “fill” é o responsável pelo preenchimento da forma. Aceita o nome da cor, código hexadecimal ou identificador no caso de gradientes. Vamos aplicar gradiente para exemplificar:
Vamos a explicação do código: começamos com a estrutura obrigatória onde são definidos os limites para o gráfico.
Em seguida conhecemos as tags
Utilizamos um gradiente linear, existe também a opção de criar um radial o que mudaria também os atributos utilizados.
Identificamos este gradiente como “gradiente1” e ao analisar o código você verá que este nome foi usado para o atributo “fill “do círculo criado.
Os atributos “x1”,” x2”, “y1”, “y2 “ definem a posição do gradiente e aceitam inclusive valores negativos.
Se x1 e y1 forem 100% a última cor declarada ficará no canto superior esquerdo, se o x2 e y2 forem 100% então a última cor fica na canto inferior direito.
Cada tag
O atributo “offset “informa o início e fim da cor, o “stop-color“ informa a cor e o “stop-opacity “ a opacidade.
Existe um amplo espaço para experimentações na criação dos gradientes sendo que ainda existe o gradiente radial.
Como dito anteriormente é possível estilizar os elementos com o css através da modalidade inline.
Polígono
O atributo exclusivo para a criação dos polígonos é o “point”, uma array de pares “x”, ”y“ onde o primeiro par começa no topo do polígono e segue a leitura em sentido horário. Todos os outros atributos de estilização funcionam para este elemento também.
Linha
Considerado o gráfico mais básico, criar linhas com SVG é muito simples e usa os atributos explicados anteriormente.
Polilinha
A polilinha tem muita utilidade na criação de gráficos tabulares, estilo “desempenho trimestral das vendas”. Apesar de não se limitar a isso.
O atributo “point” aceita uma array de pares “x”, “y“ bem no estilo cartesiano começando no canto superior esquerdo. Então para fazer a linha subir o valor é menor e para descer é maior. Pela liberdade na definição dos pontos é possível criar qualquer desenho e preencher com uma cor sólida ou gradiente como as outras formas.
Texto
Pegando o exemplo da criação do gráfico com a polilinha é comum além dos traços, a necessidade de identificar os pontos com texto. É muito parecido com HTML e utiliza atributos que já conhecemos:
Elemento g
Ao compor gráficos mais elaborados, com várias formas, é comum a necessidade de aplicar um mesmo atributo ou animação para todos. Para este fim existe o elemento “g” que tem o propósito de agrupar as formas. Para exemplificar vamos fazer todos os elementos ficarem com uma borda cinza:
Animações
O principal diferencial do SVG em relação ao Canvas é o suporte a animações. Você pode criar as animações utilizando o javascript aproveitando a estrutura DOM, o suporte nativo dos navegadores ao SMIL ou uma mistura das duas técnicas. As formas e possibilidade das animações são infinitas e aqui veremos a base para que você entenda o funcionamento.
A má notícia é que o IE somente suporta animações criadas com o javascript.
Primeiro vamos ver como criar uma animação simples diretamente com o SVG/SMIL onde será criado um círculo que fica mudando de cor:
Com um nome bastante sugestivo o elemento animate é inserido dentro do elemento a ser animado. Os atributos básicos requeridos são: o nome do atributo a ser animado (attributeName); a duração em segundos (dur); os valores (values), que podem ser desmembrados em from e to; e a quantidade de vezes que a animação será repetida (repeatCount).
Para animações que alteram mais do que um atributo ao mesmo tempo é preciso usar o animateTranform:
O primeiro valor no from/top é relativo ao ângulo enquanto os outros dois são o x e o y.
Visite este link sobre SVG animation with JavaScript and SMIL e veja as incríveis possibilidades de animação do SVG.
São tantas as possibilidades do SVG que já foram escritos livros especificamente tratando do assunto. É possível aplicar filtros, máscaras, responder a eventos do mouse e uma gigantesca gama de combinações que simplesmente não cabem em um tutorial introdutório. Aproveite a base aprendida neste tutorial e pesquise mais sobre o assunto, pois com a crescente interatividade dos gráficos e a necessidade de portabilidade, o SVG pode levar a qualidade dos seus aplicativos a outro nível.
2 Responses
Nossa, sensacional… para falar a verdade, eu pensei que lidar com gráficos SVG era muito mais complexo…
Amigo, seus posts são muito bons, mas percebi que estão diminuindo.
Seu site ainda vai bombar, assim como diversos sites de tecnologia por ai, Techtudo, baixaki etc…
Boa sorte e espero ver novos posts esse ano heim.
Abraço