Será que o seu negócio ganhou um gémeo malvado na internet?
Agora imagine acordar numa bela manhã e descobrir que há um clone malvado da sua empresa e andou a fazer das suas durante a noite. Parece mentira, não é? Pois, mas na Internet, isto está a acontecer com muitas pequenas e médias empresas (PMEs). Vamos dar uma olhada ao fascinante (e bastante assustador) mundo dos impostores online!
Vamos dar uma espreitadela neste fenómeno que está a deixar muitos empresários de cabelos em pé, como se já não tivessem preocupações suficientes, não é? Vamos lá desvendar este mistério digno de um episódio de “Black Mirror”!
Copycats em ação
Há pessoas por aí a copiar websites, vídeos e publicações nas redes sociais de pequenas e médias empresas. Estão a criar réplicas tão convincentes que até a própria mãe da empresa teria dificuldade em distinguir o original da cópia. É como se alguém tivesse clonado o seu negócio durante a noite!
O truque do desconto irresistível
Estes impostores são espertos. Eles vão buscar anúncios antigos da sua empresa, colam um selo de “75% ou 80% de desconto” e publicam como se fosse uma oferta legítima.
Ah, a tecnologia! Aquela amiga que tanto nos ajuda como nos complica a vida. Com ferramentas de IA como o ChatGPT, os impostores conseguem criar conteúdos tão convincentes que até o Camões iria ficar impressionado. É como se tivessem contratado um exército de copywriters por uma fração do preço!
Então, como podemos proteger a empresa?
Infelizmente, não há soluções mágicaa. É como tentar impedir que alguém tire uma fotografia do Coliseu – é praticamente impossível. Mas há esperança! Construir uma base de clientes leais e ser transparente online pode ser a sua melhor defesa. Afinal, ninguém conhece melhor o seu negócio do que você, certo?
Mas será que este fenómeno não nos diz algo mais profundo sobre a nossa sociedade? Numa era em que a autenticidade é tão valorizada, porque é que há pessoas dispostas a criar falsificações tão elaboradas? Será que, no fundo, todos nós não andamos à procura de atalhos para o sucesso?
Talvez esta situação nos convide a refletir sobre o que realmente valorizam os nossos clientes. Será o preço baixo ou a confiança que depositam na nossa marca? Como podemos criar ligações genuínas num mundo cada vez mais virtual?
No fim de contas, este novo tipo de fraude é apenas mais um desafio no já complicado mundo dos negócios. Mas lembre-se, se a sua empresa está a ser alvo destes impostores, é porque está a fazer algo certo! Afinal, ninguém copia um negócio falhado, não é? E você, já verificou se o seu negócio não ganhou um “gémeo malvado” online? Que tal dedicar alguns minutos por dia a pesquisar o nome da sua empresa nos motores de busca? Pode ser que descubra algumas surpresas!
Obrigado pela leitura.