Olá Pessoal!
Os desenvolvedores realmente dedicaram-se ao novo WordPress em todos os níveis, otimizando o banco de dados, acrescentando funções e retirando aquilo que não é mais necessários no código fonte e ainda trabalhando a parte visual, o design do CMS.
E todas essas mudanças não afetaram apenas o Core do WordPress, mas também o seu Painel de Administração. Foram incluídos novos recursos e com isso novas áreas de gerenciamento e novos menus. Em contrapartida alguns recursos foram retirados e outros “mudaram” de lugar, causando algumas mudanças em relação à versão 2.9.
E é disso tudo que iremos tratar nesse artigo, pois você precisa conhecer o novo Painel e assim não ficar perdido quando for administrador o seu blog/website.
O Novo Painel
Ao entrar na área de administração, a primeira coisa a se notar é que agora as cores ficaram mais claras, numa tonalidade mais agradável:
Não está mais com aquele “clima dark” de antes. O cabeçalho também está diferente, com um novo logo e mais com um visual mais “clean”:
E logo ai podemos notar a primeira coisa que “saiu” do WordPress: a função Turbo. Mas não foi retirado simplesmente para efeito de design. Essa ferramenta realmente não faz mais parte do novo WordPress. Logo você também não o encontrará em ‘Ferramentas -> Ferramentas’:
E se você reparar bem, dentro de ‘Ferramentas’ surgiu outro recurso, o ‘Conversor de categorias e tags’. Na verdade ela já estava disponível na versão anterior, em ‘Ferramentas -> Importar’ e o que aconteceu é que ele foi “transferido” para cá. 😀
Nem todas as alterações foram mudança de menu ou área de gerenciamento, pois algumas são apenas estéticas ou de usabilidade mesmo, sem mudar sua função. Isso foi feito somente pra melhorar a identificação mesmo.
Um exemplo disso são alguns nomes de menus, tal como em ‘Posts -> Editar’ que virou ‘Posts -> Posts’ ou podendo ser chamado simplesmente de ‘Posts’:
Repare destacado em azul essas mudanças. O destaque em vermelho não está incluído por padrão no seu WordPress, pois trata-se de um novo recurso conhecido como ‘Post Personalizado’. Adicione-o agora apenas para mostrar que o ‘Editar’ realmente sumiu.
Mas não se preocupe, pois ainda nesse guia você aprenderá como criar seus próprios posts personalizados.
A parte principal do Painel continua a mesma coisa, exceto pelo widget ‘Agora’, que está dividido em ‘Conteúdo’ e ‘Discussão’, apenas para organizar mais a informação:
O resto continua a mesma coisa com as widgets informando sobre comentários, notícias do WordPress e muito mais.
Voltando aos menus laterais, podemos perceber que praticamente todos estão do mesmo jeito e a navegação continua a mesma coisa, exceto pela adição de alguns itens de submenu para os novos recursos e a mudança de lugar de outros, como o já citado ‘Conversor de categorias e tags’, além de claro a mudança no nome Editar, no caso dos posts, links e páginas.
O posicionamento dos menus continua como antes, porém vale ressaltar que os posts personalizados aparecerão sempre abaixo do menu ‘Comentários’, assim como já mostrado nesse artigo.
Continuando a tratar das mudanças, temos a transferência do menu ‘Atualizações’, que veio diretamente do bloco ‘Ferramentas’ para o ‘Painel’:
Podemos dizer que o bloco ‘Ferramentas’ é quem sofreu as maiores mudanças, incluindo suas áreas de gerenciamento e por isso trataremos mais desse assunto no próximo artigo, assim como ‘Aparência’ e ‘Plugins’. Por hora, vamos nos concentrar no menu atualização.
Repare que na nova versão, são informadas a quantidade total de atualizações disponíveis, facilitando assim aos administradores que precisam visualizar rapidamente essa informação.
O mais legal, no entanto, é que tudo o que for necessário atualizar no WordPress está centralizado nesse local. Isso inclui os plug-ins, temas e o Core do CMS. Isso agiliza bastante o processo no seu WordPress:
O bloco ‘Usuários’ sofreu apenas uma pequena “redução” em seu submenu, mas a função continua a mesma:
Já no bloco ‘Configurações’ vamos dar um adeus:
Repare que não existe mais o menu ‘Diversos’. Porém suas opções não foram excluídas, mas sim transferidas para o menu ‘Mídia’.
E como estamos falando de configurações, olha que alteração curiosa dentro do menu ‘Geral’:
A referência foi modificada de Blog para site. Isso se deve ao fato do WordPress ter evoluído bastante nos últimos anos, de uma simples plataforma de blogs para um completo CMS construtor de sites, portais e até sistemas web completo.
Ajuda Aprimorada
No Painel do WordPress uma coisa que ficou incrível nessa nova versão é a sua ajuda. No topo de cada área de gerenciamento existe o botão ‘Ajuda’, que clicado exibe algumas informações úteis sobre aquela área específica. Veja a diferença de ‘Configurações -> Geral’:
Agora tudo está muito mais explicado que antes e dentro do próprio CMS, ou seja, não será mais necessário visitar o Codex para conhecer cada opção do WordPress.
Em nosso próximo artigo você conhecerá mais a fundo a área de gerenciamento de Ferramentas, Aparência e Plugins, além de algumas opções novas.
Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio poderá ser feito nos comentários.
Fiquem na paz e até a próxima.