O Que É A Página De Erro 404?
A página de erro 404 é conhecida. Já todos tivemos a experiência de clicar num link interno num website e aparecer uma página de erro a dizer “Page Not Found”. Ou num link externo, acedemos ao website, mas aparece essa página de erro.
Acabei de escrever na barra de endereço do browser:
http://www.google.com/notfound
Essa página não existe no Google. E recebi a página de erro 404.
O meu browser conseguiu comunicar com o servidor web onde está alojado o www.google.com, mas a página que eu procurei simplesmente não existe.
Outras razões para recebermos este erro 404:
- A página já existiu. Foram publicados vários links a apontar para o url dessa página. Mas, entretanto a página foi apagada. Assim, quando alguém clica num desses links, recebe a página de erro 404.
- A página foi movida para outro url. Não foi feito um redireccionamento do url antigo para o url novo. Foram publicados links para o url antigo. E, quando alguém clica num desses links, recebe a página de erro 404.
- Escrevemos directamente o url da página no browser. Acertamos a parte do domínio, mas depois erramos na pasta ou no nome do ficheiro. E pedimos uma página que não existe naquele url. O url que escrevemos na barra de endereço do browser tem um erro. Por exemplo, vou receber uma página “NOT FOUND” se escrever na barra de endereço do browser:
http://www.google.com/adssense
Porque Razão É Importante Personalizar A Página De Erro 404?
Curiosamente, depois de usar o Google para testar estas páginas de erro 404, fico com a impressão que a Googler precisa de ler estas dicas.
Devolver apenas a mensagem “NOT FOUND” é precisamente o que não recomendo neste artigo. É um beco sem saída. E, na maioria dos casos, o visitante fecha a tab ou janela do browser e você perdeu a oportunidade de manter esse visitante no website e eventualmente ganhar um leitor ou cliente.
O próprio Google recomenda:
“If you have access to your server, we recommend that you create a custom 404 page. A good custom 404 page will help people find the information they’re looking for, as well as providing other helpful content and encouraging them to explore your site further.”
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço
Traduzindo:
“Se você tem acesso ao seu servidor, nós recomendamos que você personalize a página 404. Uma página 404 bem personalizada vai ajudar os visitantes a encontrar a informação que procuram, assim como providenciar outro conteúdo útil e encorajá-los a explorar mais o seu website.”
Razões para personalizar a página de erro 404:
- Bounce Rate. O visitante clica num link para o seu website porque pretende aceder a determinada informação. Se a página de erro 404 não apresentar uma explicação que incentive o visitante a procurar essa informação no seu website e não disponibilizar as ferramentas necessárias para que o visitante faça essa procura, o visitante vai abandonar o seu website. E você somou +1 no bounce rate.
- Confiança. Há muitos visitantes que não sabem o que é uma paǵina de erro 404. E se clicarem num link para o seu website e aparecer essa página de erro, muitas vezes com um design por defeito sem qualquer integração com o design do próprio website, podem ficar com algum receio de prosseguir a navegação no seu website ou podem ficam com uma percepção menos favorável acerca do profissionalismo da sua empresa. Vamos ser francos. Você tem uma loja online. Não quer perder vendas. Você não quer uma página de erro 404 que diz só “NOT FOUND“.
- SEO. Se o seu website tiver muitos links que devolvem uma página de erro 404, os motores de busca podem penalizar o seu website. Em rigor, a solução para este problema não passa pela personalização da página de erro 404. Você deve redireccionar todos esses URL que devolvem a página de erro 404 e que eram URLs de página que foram apagadas ou que foram movidas para outro url. No caso das páginas apagadas, você pode redireccionar para outra página com matéria semelhante e no caso das páginas que foram movidas para o novo URL.
- WebDesign. Você não vai ganhar um prémio de WebDesign se a página de erro 404 do seu website não estiver personalizada. É um problema de usabilidade e uma prática errada em termos de webdesign. No mínimo, a página de erro deve estar integrada no design do site. Aparecer com o mesmo header, logotipo, footer e a mesma aparência geral do seu website. No mínimo…
10 Dicas Para Personalizar A Página De Erro 404
- O dever mínimo é usar o logotipo ou o mesmo header do website para que o visitante saiba pelo menos que está no seu website.
- O passo seguinte é a integração total da página de erro 404 no design do seu website, assimilando todos os elementos do design que são comuns a todas as páginas do website.
- É importante informar os visitantes que a página que procuram não existe naquele URL, porque pode ter sido apagada, pode ter sido movida para outro url ou o visitante pode estar a usar o url errado.
- Sugiro um convite ao visitante para que procure a informação que pretende. Associado ao convite, você deve disponibilizar a função de pesquisa.
- Adicionalmente, ainda no contexto desse convite, você pode publicar um link para o sitemap do seu website.
- Embora o logotipo e a estrutura de navegação do website devam existir na página de erro 404, permitindo desse modo um acesso à página principal do seu website, não é má ideia publicar um link explícito para a página principal do seu website. No contexto do convite para que procure a informação pretendida, o visitante pode ser convidado em alternativa a visitar a página principal do website.
- É uma boa ideia promover o melhor conteúdo do website, com links para os melhores e mais populares artigos ou produtos.
- Não é má ideia incluir uma opção para que o visitante possa reportar o link quebrado.
- Compreenda o estado de espírto do visitante. Está confuso com a mensagem de erro e frustrado por não ter encontrado a informação que procurava. Não ofereça mais informação e opções do que as necessárias para que o visitante encontre a informação pretendida ou clique no conteúdo mais popular do seu website. Publicar o sitemap na página de erro ou saturar o visitante com mais informação e opções do que as necessárias, vai apenas adicionar à confusão inicial do visitante e contribuir para que o seu bounce rate seja superior.
- Vi nalguns exemplos de páginas de erro 404, um link para um formulário de contacto. É uma boa ideia. Uma percentagem relevante de visitantes pode contactá-lo a perguntar sobre a informação que procura. E você ganha uma segunda oportunidade para convencer esse visitante a ser leitor ou cliente do seu website.
E voltamos ao Faz o que eu digo, não faças o que eu faço. Ainda não personalizamos a página de erro 404 do webmaster.pt. Mas, vamos fazê-lo esta semana. Sabe porquê? Porque é importante.
4 Responses
Olá,
realmente boas dicas , é sempre bom ter um artigo como este porque cada vez mais se iniciam utilizadores no mundo da Internet e afins.
E claro as keywords deste artigo são bastante boas.
Cumprimentos
Olá Soares! Obrigado. Um Abraço Rui Soares
Grande artigo, bem completo!
Aqui vão alguns exemplos também de páginas 404 para inspirar a sua criatividade http://www.instantshift.com/2009/03/24/creative-4…
Abraços,
Yuri Moreno – @yurimoreno
Obrigado pelas dicas !