Custódio, antes de mais, gostaria de te apresentar aos nossos leitores. És um blogger profissional e, para além das receitas do teu blog, ganhas também dinheiro com outros sites, programas de afiliados, arbitragem, vendas no ebay, publicidade AdSense, domain parking, entre outras fontes de receita. As receitas do teu blog, dinheirooportunidade.com, relativamente a Novembro de 2008 foram no valor de 1479 Eur.
Concordas que és um blogger profissional?
Hum…. Sinceramente não me considero blogger profissional. O “Blog do Dinheiro” ocupa-me no máximo duas horas por dia, portanto não penso que o rótulo de “profissional” se encaixe. Também não é a minha maior fonte de receitas.
Quando é que começastes a ganhar dinheiro na internet?
Comecei em Janeiro de 2004. Tal como muitas outras pessoas, como o Jeremy Schoemaker (ShoeMoney) ou o Yaro Starak, eu comecei por vender no eBay.
Quanto é que ganhas em média por mês?
Hum… Nesta altura tenho um rendimento menos previsível, mas nunca menos de 5000€ por mês e dificilmente mais que 10 mil.
Já tivestes outros empregos ou ocupações profissionais? Quais?
Posso te garantir que já fiz quase um pouco de tudo, nunca tive medo de trabalhar, mesmo quando andava na Universidade nos EUA. Mas nada que queira estar a realçar.
Que qualificações é que tens?
Sou formado em Ciências Actuarias, da Universidade de Connecticut. Passei os dois primeiros exames Actuarias “à primeira” e tentei uma vez o Terceiro exame sem sucesso. Ao todo são doze se não me engano, mas de qualquer forma nunca exerci.
Como é que apareceu a ideia de escrever um blog?
Achei que havia um mercado para um blog neste nicho em Português, e que eu poderia preencher essa lacuna. Também queria fazer algo um pouco diferente.
Que bloggers é que admiras ou lês com mais frequência?
Infelizmente, por uma questão de tempo, agora leio poucos blogs. Mas aquele que mais me inspirou foi sem dúvida o John Chow.
O Shoemoney, que conheces certamente, teve muitos empregos diferentes, sem sucesso. E admitiu que não tinha perfil nem para ser mandado (ter um patrão), nem para mandar (ser patrão). Identificas-te com esta faceta da personalidade dele?
Sim, neste momento eu não podia voltar a trabalhar por alguém. Dai eu nem sequer aceitar qualquer espécie de “trabalho”, nem aceitar clientes, e tenho recebido sempre muitas ofertas por causa do blog. Também não sou grande gestor de pessoas, mas esse parece ser um mal nacional.
Como é que é o dia a dia de alguém que trabalha em casa?
Essa é a melhor para de se trabalhar desde casa! Tenho um post no blog sobre o meu dia típico. De qualquer maneira, realço que o facto que não tenho horários, não quer dizer que não trabalhe muito.
Tens um espaço em casa dedicado ao teu trabalho?
Sim tenho um escritório onde trabalho. Gosto de pensar que tenho excelentes condições de trabalho. Podem ver algumas fotos do meu local de trabalho aqui.
Quais são os teus instrumentos de trabalho?
Dois computadores (um portátil e um fixo), três monitores, e dois acessos à internet.
Quantos computadores é que utilizas? Porquê?
Tenho dois computadores, que mantenho lado a lado, e uso três monitores. É uma questão de “multitasking”, é também para não ter que andar a abrir e a fechar browsers. Agora como tenho um toolbar no blog com chat, mantenho um dos ecrãs sempre no chat, para ver quando lá tenho leitores com perguntas.
Utilizas impressora, scanner, telemóvel no teu trabalho?
Impressora sim, scanner também mas raramente (tenho um scanner da idade da pedra). Telemóveis não gosto.
Que software é que utilizas para organizares o teu trabalho?
Para organizar? Uso um programa da Cute Reminder para criar lembretes e tomar notas. Comprei há muitos anos… mas eu sou um pouco desorganizado… lol
Que scripts é que utilizas? Apenas o wordpress? Também o Joomla?
Já scripts uso muitos. O WordPress neste momento é um dos meus favoritos, não tanto para blogs no sentido tradicional, mas como CMS. Tenho também muitas lojas BANS. Estou a usar muito o WPReview Site, phpBay Pro, e recentemente um tema WordPress para sites de “classificados” (e não só).
Que extensões firefox é que tens instaladas e recomendas e porquê?
Desde que fiz o upgrade para a última versão do Firefox tenho menos, pois muitas não estão disponíveis. Tenho o Adsense Notifier que me diz quanto estou a ganhar com o Adsense de 15 em 15 minutos. Tenho o Screen Grab para tirar “fotos” de páginas web, principalmente para usar no blog, sempre que preciso de dar um exemplo. Tenho também o Search Status para rapidamente poder ver o Rank Aelxa e PageRank dos sites.
Sentes falta de trabalhar em equipa, de teres colegas de trabalho? Ou preferes ser um solitário, na parte que toca ao trabalho?
Não sinto falta disso, até que tenho o messenger ligado para conversar com alguém sempre que quero, e faço saidas frequentes durante o dia, quer para ir tomar um café, beber uma Guinness, ir ao ginásio ou outra coisa qualquer.
Nas bases de dados científicas, um trabalho científico é valorizado pelo número de citações que recebe doutros trabalhos. Quanto mais citações receber, mais valor é atribuído a esse trabalho. Mas, nestas citações, não há mercado, nem dinheiro. O motor de busca do Google foi baseado neste sistema de citações académicas. Tem existido alguma polémica entre o Google e alguns bloggers a propósito dos links pagos. O Google alega que se trata duma citação que viola normas eticas e penaliza-as e alega que basicamente está a proteger a qualidade do motor de busca. Alguns bloggers alegam que a motivação do Google é eliminar concorrência no mercado de publicidade.
Vendes links? Utilizas o no follow? Que opinião é que tens sobre o assunto?
Não vendo “links”, no sentido de vender PageRank, vendo trafego e visitantes qualificados. Não sou muito a favor de vender apenas links, no sentido em que o único benefício será o chamado “link juice”. De qualquer maneira, concordo que o Google está apenas interessado em controlar ao máximo o mercado publicitário.
E no caso dos Pay per Post? Como é que diferencias aquilo que é publicidade, daquilo que é conteúdo sujeito a normas editoriais?
A questão dos posts pagos para mim é uma falsa questão. Os meus são marcados como tal, mas acho que prestam um serviço ao leitor e ao anunciante, para além de serem uma fonte de receita para o blogger. Até consigo argumentar que um post pago num blog poderá ser mais objectivo que um post não pago, mas vou deixar isso para um próximo post no blog.
Informas os teus leitores dos links para afiliados?
Não há informação específica sobre cada link, mas é seguro partir do princípio que qualquer link no blog pode e deve ser de afiliado.
Já comprastes links? Achas que faz sentido comprar links exclusivamente para SEO?
Nunca comprei links exclusivamente para SEO, a não ser para aproveitar promoções pontuais, mas nestes casos os benefícios de SEO foram poucos ou nenhuns.
O teu blog é sobre ganhar dinheiro. Há conhecimentos que adquiristes com trabalho, experiência, dinheiro. E que de certa forma são segredos profissionais. Muitas vezes, partilhar informação também é um meio de ganhar dinheiro, porque os leitores inscrevem-se nos programas de afiliados, etc. Quando estás a pensar sobre um artigo que queres escrever, ocorre-te com frequência dúvidas sobre o que deves ou não partilhar? Até onde é que estás disposto a partilhar os teus segredos?
Isto de partilhar “segredos” é complicado. Quando digo segredos estou-me a referir a exemplos concretos e a dar links para sites. Há alguma necessidade de fazer isto pelo benefício para o leitor. Mas para o blogger nunca acaba bem; por norma as pessoas são preguiçosas e limitam-se a copiar o que já fizemos. Neste caso perde o blogger e perde a pessoa que copiou, pois nunca vai conseguir grandes benefícios. Há depois também algumas pessoas (muito poucas) maldosas que prejudicam deliberadamente o site…
Eu acho que o ano de 2009 vai ser um ano difícil, com recessão técnica e falências e desemprego. Que percepção é que tens em relação à economia portuguesa? Onde é que precisamos de melhorar? Interessas-te pela politica portuguesa? Votas nas eleições? Participas activamente? Visitas mais o cnn.com ou o expresso.pt?
Todos dizem que 2009 vai ser complicado, portanto vamos ter um ano complicado. As recessões e os ciclos económicos são um pouco “self-fulfilling prophecies”. Quanto mais se fala na recessão maior é a possibilidade de ela acontecer e de serem mais profundas.
Tenho uma opinião muito negativa em relação à económia Portuguesa, que se vem confirmando há mais de 6 anos. Precisamos de reformas profundas, e ninguém está disposto a fazê-las. Nesta altura a minha solução é contruir casinos em todo o lado, tipo Macau ou Las Vegas… lol
Em relação à nossa politica e aos nossos politicos, só dão vontade de rir… tanta mediocridade, vivem com a cabeça enterrada na areia. A minha maior dúvida é saber se eles (politicos) acreditam mesmo naquilo que dizem.
Não visto esses sites, mas o LCD do meu escritório está quase todo o dia no CNBC e na Bloomberg. Há certas coisas que não faço na net pois já trabalho na net…
Achas que uma pessoa desempregada, se for um leitor fiel do teu blog, é capaz de ganhar dinheiro na internet? Que conselho prático é que podes dar a alguém que esteja desempregado, com muito tempo disponível e com um orçamento muito limitado em termos de investimento?
Claro que podem. Ainda esta semana publiquei um email que recebi de um leitor que conseguiu isso mesmo, sendo que ele não estava desempregado e até tinha menos tempo. Nem é preciso dinheiro. A internet é mesmo o ideal para qualquer pessoa numa situação dessas. Quem tiver tempo para investir só não ganha dinheiro na internet se não quiser. Só não vai ganhar dinheiro se não se dedicar e se seguir o caminho dos esquemas de enriquecimento rápido.
Para ganhar dinheiro é preciso ter dinheiro? Eras capaz de ganhar dinheiro com o Aci Berry se não tivesses capacidade para investir em AdWords?
Campanhas PPC já é outro coisa…. aqui é preciso ter dinheiro. Só para se “aprender” é preciso investir algum dinheiro, se calhar 1000€ ou mais. Mas as pessoas quando querem “estudar” também têm que pagar para aprender, e aprender Adwords não é um curso de 4 anos, mas de alguns meses. De qualquer forma, isto já é um negócio muito mais complicado, já não é para todos. Não recomendo a ninguém que comece por aqui.
Achas que foi importante investir no logo do teu blog para teres o sucesso que tens?
Hum… acho que dá uma imagem ao blog, que o torna destinto, espero que no sentido positivo. Sinceramente, acho que devemos investir na nossa imagem, mas eu faço isso “on” e “offline”. Gosto de me sentir bem comigo mesmo.
Há muitas pessoas a tentarem seguir o mesmo caminho que tu seguistes, basicamente a tentarem ganhar dinheiro na internet. E leio muitas vezes confissões de insucesso e de frustração. Porque razão é que achas que tantas pessoas falham, onde tu tivestes sucesso?
Deve ser pela mesma razão que falham noutras coisas da vida. Não se dedicam, não investem tempo, não levam as coisas a sério, não têm sentido de prioridade. Procuram sempre o percurso mais fácil. As pessoas que ganham dinheiro na internet teriam sucesso em qualquer outra coisa que tentassem fazer na vida, a internet não é diferente de tudo o resto
13 Responses
Muito bom saber como é a vida é tudo que acontece com um grande icone da internet
Parabéns pelo seu trabalho
O que aconteceu ao Custódio foi isso mesmo: trabalho. Também o admiro por isso. E é fácil comunicar com ele.
🙂
Olá!
Algumas coisas sobre o Custódio eu já conhecia, outras acabei de conhecer, é sempre muito bom saber um pouco mais sobre as pessoas que admiramos,
Um abraço e parabéns pelo blog!
Foi um prazer entrevistar o Custódio. Sandra, já vi que você está a escrever uma série sobre como criar um blog. Vou ler com atenção. E bem vinda ao nosso blog, que é mais do que isso. É uma família.
Excelente entrevista!
Como era bom conseguir ganhar nem que fosse metade do que o Custódio ganha com a internet. Tenho de visitar o blog dele com mais frequência. 😉
Miguel, o teu blog também é muito útil! Sobretudo em tempos de crise. É sempre bom conhecer dicas para poupar dinheiro.
Obrigado 🙂
Muito agradavel a entevista!
Olá Dário! Obrigado pelo comentário. Bom Domingo! Um Abraço Rui Soares
Olá Rui, gostaria de parabenizá-lo pelo site. Eu comecei minha empreitada na internet após conhecer o site do Custódio, e realmente é muito bom conhecer mais sobre o humano que está por trás da máquina (no caso, do blog). Ainda estou engatinhando no meu caminho e estou longe de ter um site considerado de primeira linha, porém aos poucos vejo que os conselhos que leio no site dele tem me levado pelo caminho certo. Agora também conheci o seu site e dedicarei um bom tempo lendo o que tem a dizer, pois acredito que será bastante proveitoso. Um abraço!
Olá Paulo! Obrigado. Um Abraço Rui Soares
Eu ainda estou de toneladas de aprender coisas de você, por isso é claro para mim que eu ainda gosto de ler a maioria dos artigos que são postados neste site.