Sud Menucci, A Cidade Conectada
Sud Menucci foi um educador, geógrafo, sociólogo, jornalista e escritor. Nasceu na cidade de Piracicaba em 20 de janeiro de 1892. Foi redator e crítico literário do Estadão, diretor do Diário Oficial do Estado de São Paulo e Diretor-Geral do Ensino (cargo equivalente a Secretário Estadual da Educação). Morreu na Vila Mariana, em São Paulo, em 1948.
E qual a relação dele com o município que leva seu nome? Nenhuma. Foi uma indicação política. Mas a cidade do interior de São Paulo honra o nome que lhe foi confiado.
A pequena vila de Bandeirantes D’Oeste, que pertencia à cidade de Pereira Barreto, foi emancipada em 1990. Com uma população atual de pouco mais de 7 mil habitantes, Sud Menucci, que fica cerca de 600 km distante da capital paulista, a noroeste do estado, começou a mudar sua história em 2002, e o princípio de tudo foi uma questão de economia.
Em 2002, conectar-se à internet na cidade era algo que doía nos bolsos. A única forma era através da conexão discada e, ainda por cima, a ligação era cobrada como interurbano. A administração municipal à época precisava de uma solução para os gastos elevados com telefonia.
A alternativa encontrada foi adquirir um link com uma operadora e distribuir a conexão através de Wi-Fi pelos departamentos municipais. Com sobrava banda do link adquirido, a partir de 2003 a prefeitura decidiu dividir o sinal com os comerciantes locais e, posteriormente, com a população, e fez isso sem cobrança de taxa de conexão.
Hoje, depois de alguns upgrades, a distribuição feita pela prefeitura tem capacidade para atender 1.500 pontos de acesso. Cerca de 75% das casas do município têm acesso à banda larga sem fio.
Os benefícios de um projeto desse porte são muitos. A começar pela administração municipal que, interligada interna e externamente, pode ter uma gestão moderna, mais transparente e eficiente, fiscalizadora e fiscalizada. Os benefícios se estendem também para as áreas da segurança, saúde e educação.
As melhorias para a população são evidentes na economia e na educação dos jovens e adultos, que têm a seu dispor as ferramentas da internet para manter-se atualizados, além de melhorar e ampliar seus conhecimentos. Um dos grandes trunfos dos moradores é a opção das compras através da internet, já que na cidade não há lojas de porte e o deslocamento para os grandes centros é complicado.
Dessa forma, Sud Menucci tornou-se exemplo para muitas outras cidades no país e no mundo. Mas nem tudo são flores, naturais ou background. Existe agora um constante desafio em criar e manter formas de uso responsável e apropriado da tecnologia disponível. Para isso, faz-se necessário investimento contínuo na formação técnica dos funcionários administrativos de todos os setores, através de cursos, eventos e promoções online, além de campanhas de esclarecimento e educacionais para a população.
Análises E Dicas
Agora vamos para as dicas e links úteis. Já que falamos em Sud Menucci, que tal uma análise do site oficial da cidade que utiliza a plataforma Joomla?
Alguns puxões de orelha:
- O layout está um pouco confuso, os menus e módulos poderiam estar melhor distribuídos – a imagem do logo pode ser menor, deixando o conjunto mais limpo.
- Há uma sobreposição de módulos na parte superior.
- Ao clicar em ‘A Cidade’, cai-se (literalmente) em uma “página em construção”. Isso não deve acontecer. Ou você cria uma página ou não. Se está em construção, retire o link até que ela exista de verdade, com conteúdo e tudo. Isso causa má impressão e é visto como amadorismo.
E como o tema também é Wi-Fi (escrito assim mesmo por ser uma marca registrada: Wi-Fi Alliance), um site interessante é Mapa Wi-Fi onde você encontra registros de pontos de internet sem fio em todo o Brasil. O sistema é alimentado pelos próprios usuários e lá você pode consultar, com antecedência, onde se conectar gratuitamente na localidade pretendida.
Até a próxima.
@Ednucci