Publicidade Direta: Como Fazer Um Media Kit

É verdade que os programas de afiliados são uma “mão na roda” em se tratando de rentabilidade, porém, não podemos ser inteiramente dependentes deles. Imagine: Um funcionário da Google acorda de mau humor e resolve suspender sua conta AdSense. Lá se vão todos os seus ganhos, sem nem direito a defesa. Injusto, mas, fazer o que? Respondendo à pergunta, leia este texto. Vou tentar explicar as vantagens da publicidade direta e como conseguir ganhar dinheiro com isso.

Ganhar dinheiro com publicidade direta é o sonho objetivo de muitos blogueiros. Além de ter a segurança de um contrato e receber o dinheiro sem problemas, você define o preço à cobrar. Lógico que dentro do valor de mercado, mas mesmo assim, é você quem dita as regras. Entretanto, antes de ganhar qualquer centavo, você precisa atrair anunciantes. E para isso, três pontos terão que ser trabalhados: O tráfego, a abordagem e o Media Kit.

1. O Tráfego

Simplesmente o mais importante. Ninguém vai querer anunciar no seu blog se ele não tiver visibilidade. Antes de entrar em contato com qualquer potencial anunciante, certifique-se de ter pelo menos algumas centenas de visitas diárias – 500 é um bom valor.

Além do número de visitas diárias, existem outros números que também devem ser considerados: O tempo médio no site e o número de pageviews. Eles são importantes pois demonstram que o conteúdo do site é de qualidade. Ninguém fica 5 minutos em um site se seu conteúdo não for interessante.

Uma ótima ferramenta para medir esses números é o famoso Google Analytics. Ele permite uma análise precisa dos dados relacionados à visitação de seu site de forma prática e intuitiva, além de ser gratuito.

2. A Abordagem

Mesmo que você tenha um ótimo site, que possua muito tráfego, você não vai conseguir convencer ninguém se não agir corretamente na hora da abordagem. A primeira impressão é a que importa, por isso há algumas recomendações a serem seguidas na hora do contato:

  • Use o português correto. Nada de abreviações nem gírias. Jamais!
  • Seja curto e objetivo, diga o que importa;
  • Insira o link para o seu site de forma chamativa, de forma que seja de fácil visualização;
  • Anexe e mencione o Media Kit;
  • Não defina um meio de comunicação além do e-mail para manter contato. Tente estar preparado para conversar por qualquer via – telefone, messenger e até pessoalmente – escolhida pelo cliente, afinal, ele é quem deve ser bem tratado.

3. O Media Kit

Media Kit

Finalmente chegamos nessa parte! Para quem não sabe, o Media Kit é um documento – preferencialmente feito em formato .pdf, com suas devidas edições de imagem, para que fique profissional – contendo todas as informações que um potencial anunciante precisa saber sobre o seu site para que vocês fechem negócio. Nele estão dados como:

  • Estatísticas de Tráfego: Dados como o número de visitantes e pageviews diários, tempo médio do usuário no site e a localização dos acessos são muito importantes, por isso, não podem ser esquecidos;
  • Estatísticas sócio-econômicas: O poder aquisitivo, o nível cultural, a idade e os interesses do seu público podem ser relevantes para o anunciante;
  • Quanto tempo tem o blog e a evolução dele: Aqui você mostra que o blog está em ascensão e que ele tem potencial de crescimento. Em outras palavras, mostra a qualidade de seu serviço;
  • Conteúdo Editorial: Cite o que você publica no blog, quantos autores publicam, em que mídias publicam – Podcasts, Twitter ou outros blogs, por exemplo.
  • Palavras-Chave: Fale sobre as palavras-chave que colocam seu site em um dos primeiros lugares nas buscas. Talvez algumas delas sejam interessantes ao anunciante.
  • Prêmios, Rankings e Portfólio: Seu site ganhou algum prêmio, domina algum ranking – como o BlogBlogs ou o Technorati – ou resultou em algum livro? Fale sobre as conquistas do blog, isso passa credibilidade.
  • Espaços de Publicidade e Preços: Aqui você vai falar sobre quais espaços de publicidade você tem para vender, e quais são os seus respectivos preços.

Para organizar todos esses dados dentro do documento devemos separá-los em seções e páginas. Além disso, é aconselhável colocar ilustrações e abusar de todos os recursos possíveis para transformar o seu Media Kit numa ferramenta mais convincente e atrativa. No final da criação ele deve ficar parecido com um desses:

Faça então, uma lista com o e-mail de vários potenciais anunciantes, siga os 3 passos citados acima e esteja preparado para receber o dinheiro!

Obs.: Recomendo que sempre haja um vínculo legal entre o contratado (você) e o contratante. Por isso, certifique-se de ter um contrato de serviço em mãos. Você mesmo pode redigí-lo, é só fazer o download de algum que já esteja pronto, e depois fazer as devidas modificações.

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17 Responses

  1. Matéria muito bem elaborada, clara e objetiva, até o momento não fiz um media kit mas essas dicas foram instrutivas para que eu possa dar o primeiro passo, você no caso citou "500" visitas diárias, eu achava que para isso teria que ser acima de mais ou menos 1500 !!!
    Valeu pela matéria um abraço !!!

    1. Olá Cláudio! O Iuri Madeira, autor deste artigo, indicou 500 visitas diárias. É claro que o preço tem que ser ajustado à audiência do blog. Mas, eu acho que o número mínimo de visitas diárias para atrair anunciantes depende muito do tema tratado pelo blog, da qualidade do conteúdo e da capacidade do blog para transformar visitantes em leitores, especialmente se os anúncios forem relevantes para esses leitores, dado que o tema dos anúncios é igual ou conexo ao tema tratado no blog. E, se você for anunciante, você vai querer saber quais são as fontes do tráfego, qual o bounce rate, qual a percentagem de primeiros visitantes, quantas pessoas subscreveram o feed, etc. Ou seja, o número de visitas diárias não tem uma importância absoluta. É claro que quanto maior for a sua audiência, melhor será a sua capacidade de vender publicidade direta. Eu dou aqui uma dica a quem quiser vender publicidade direta: procurem anunciantes cujos anúncios sejam do interesse dos leitores do vosso blog. Porquê? Porque você vai ter um anunciante satisfeito, que vai continuar a fazer publicidade, você vai ficar satisfeito, porque passa a ter anunciantes fiéis e os seus leitores também vão reconhecer o valor da publicidade no eu blog, porque representa informação útil para eles. Um Abraço, Cláudio. E um Bom Fim de Semana!

  2. Olá! Tudo bem?

    O meu site é bem regionalizado, porem a media de visitas é 150 diárias, mesmo assim acho que é interessante para um anunciante local. Acredito que a quantidade de visitantes pode influenciar mais no valor a ser cobrado pelo anuncio. Existe algum parâmetro para calcular o valor a ser cobrado? Ótima matéria!!!!

    1. Olá Renato! A qualidade dos visitantes pode ser mais importante do que a quantidade de visitantes. Mas, enquanto que se você colocar num media kit que tem 100 000 visitas únicas por mês, esse valor por si só vende, dado que impressiona alguns anunciantes, para vender um anúncio num website com 150 visitas / dia é preciso explicar muito bem quais são as vantagens para o anunciante. Por exemplo, um website sobre uma localidade, com visitantes dessa localidade, pode ter mais interesse para os negócios dessa localidade do que um website sobre download e com as 100 000 visitas. Para além de explicar melhor o aspecto local do website, dos visitantes, etc. , também acho que você tem que procurar o anunciante e não esperar que o anunciante encontre o seu site. Telefone para negócios locais e apresente o seu website. Eu conheço um website de informática que cobra 2 Eur por cada mil views (CPM) e outro website, com menos tráfego, que cobra mais de 20 Eur por cada mil views. No segundo caso, o website é dum grupo econômico que tem vendedores a vender os anúncios agressivamente. Enquanto o primeiro website fica à espera que os anunciantes apareçam. Um Abraço Rui Soares

  3. Olá,
    Muito bom o seu guia! Estou querendo refazer o media kit do meu site, mas estou com dificuldades para calcular o valor que devo cobrar e se devo cobrar para fazer publieditorial ou apenas aceitar os prêmios para sorteio. Você pode me indicar livros ou outra fonte de informação? Meu site é focado em uma personagem e tem mais visitas do público feminino. Calculo o valor baseada nas visitas mensais, nos seguidores do twitter e feed? Como é?
    Grata 🙂

  4. Cara, Parabéns, somente a parte do mídia kit já valeu muito a leitura. Estou pesquisando sobre venda de publicidade direta em websites e até agora foi a melhor coisa que li. Grande abraço!

  5. Muito show o artigo, fala muito e de forma direta. 
    Apesar do grande conhecimento, fiquei em dúvida quanto ao contrato de serviço. Normalmente quem fornece o contrato é o dono do blog onde haverá o anúncio ou a empresa que quer anunciar?

  6. Gente, estou com algumas dúvidas… sobre o valor que as empresas irão pagar, se cobra por mês ou por dia? Tem contrato pra isso ou é mantido com o pagamento? Tipo, "tal empresa fez o pagamento nesse mês então o banner continua no site." e por ultimo, a gente pode aumentar esse valor com o tempo? 

  7. Adorei esse artigo, ele está completo e facilita muito os blogueiros iniciantes, assim como eu. Fiz um blog há uma semana, acredito que ainda preciso de paciência para atingir esse público e então criar um blog de domínio próprio e um media kit. Mas, tenho dúvidas:
    Qual é o preço do mercado para anunciantes?
    Como participar desses prêmios/rankings?

    Obrigada!

  8. Obrigada! O post foi muito instrutivo para mim! Só não consegui visualizar os exemplos de mídia kit?!

  9. Olá!
    Muito obrigada pelo post, sanou muitas dúvidas que eu tinha sobre o assunto. Porém não consegui abrir os exemplos de mídia kit..
    Fiquei com uma pequena dúvida.. o mídia kit deve estar em algum lugar disponível no blog para que qualquer pessoa possa ver ou apenas deve-se enviar o mídia kit para as empresas que quero ter parceria?
    Obrigada! =)

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