O Digg mudou. As notícias que visualizamos estão personalizadas. O título da página passou a ser “My Latest News”. Sublinho o My. Podemos seguir usuários do Digg e seguir as notícias que submetem e outros usuários podem-nos seguir e ler as noticias que nós submetemos. Mas, a novidade é que este formato passou a ser o destaque do Digg. É este o modelo de distribuição de conteúdos que o Digg está a promover.
O Digg passou a ser um News Twitter ou um RSS Twitter.
Ainda não tem conta no Digg? Inscreva-se! E aproveito para convidá-lo a seguir-nos no Digg. Registe-se e faça login. Depois na nossa página digg.com/marketocracia, clique em Follow, no canto superior direito. Vamos seguir todos os nossos seguidores, para criar comunidade. Pode ser uma ferramenta muito útil para trocarmos links e comentários.
Para quem tem um blog, o processo de adicionar um RSS Feed é fácil e simples. Clique Em Settings, no menu no topo. Depois clique em Import Feeds, no menu lateral do lado direito. Coloque o URL do seu feed. Seleccione a melhor categoria. Clique em Add Feed.
Vai aparecer uma chave para verificar que você é o legítimo dono do blog ou site. Faça copy da primeira chave e publique no seu próximo post, no fim do mesmo. Depois aceda novamente ao Digg, clique em Import Feeds e, no feed que está pendente de verificação, clique em Verify Now. O seu próximo post já será publicado no Digg, no formato do seu RSS.
Também poderá adicionar links, que irão aparecer na sua página no Digg, onde poderá incluir um link para o seu blog, para a sua conta no Twitter e no Facebook, para a subscrição do seu RSS. Ainda no Settings, clique em Links e adicione.
As maiores marcas estão a aderir em força ao novo Digg. E já há um concurso implícito em relação ao maior número de seguidores. O Ashton Kutcher já tem mais de 6000 seguidores. O Mashable já tem 37097.
Você já reservou o seu username no Digg? Inscreva-se. E, não se esqueça de nos seguir: digg.com/marketocracia. Ganhará também um seguidor.
O Digg está claramente a seguir o modelo de distribuição de conteúdo do Twitter e Facebook, que tem por base as relações sociais que se estabelecem nessas redes sociais, através das pessoas que seguimos e que nos seguem. É um modelo de distribuição que tem o potencial de aumentar a base de usuários do Digg. É esse o stream de informação que recebemos no My News. Mas, podemos aceder ao stream de informação baseado no modelo antigo, no link Top News.
A função primário do Digg ainda é o social bookmarking. No stream de links personalizados a que temos acesso, das pessoas e blogs que seguimos, podemos guardar os favoritos. Mas, se seguimos as mesmas pessoas e blogues no Twitter e Facebook, pode existir aqui uma saturação de conteúdos, dado que os usuários são expostos ao mesmo conteúdo no Twitter e no Facebook.
O Digg permite guardar o melhor conteúdo, para consultarmos mais tarde. E isso é uma vantagem. Mas, é pobre em termos de conversa social. Parece-me que o Digg precisa de criar ferramentas adicionais, para além dos comentários, para aumentar a conversa social entre os seus usários.