Existe uma resposta bem simples para essa pergunta: sim! O Firefox está chegando para bater de frente com os outros navegadores.
Segundo o diretor de produto, Mike Beltzner, o desenvolvimento está pautado em três pilares: adaptativo, personalizável e rápido, pronto para dar suporte aos padrões da web, controle completo do usuário e velocidade super-rápida. Se o plano for seguindo realmente teremos uma navegador forte e robusto pronto para ganhar qualquer parada! 😀
Com mudanças que irão agradar tantos aos desenvolvedores, quanto aos usuários em geral, a Fundação Mozilla já liberou a versão Beta 1 para download.
Lembre-se que é apenas uma versão para testes e, portanto não o use como navegador padrão e muito menos para acessar seus e-mails ou bancos, pois ainda existem falhas e brechas que serão corrigidas até a versão final.
Cadê As Novidades Do Firefox 4?
A principal mudança fica por conta do visual do navegador, maior suporte ao HTML5 e CSS3, suporte nativo ao WebM, que é o formato aberto de vídeo em alta definição do Google, novo gerenciador de complementos e outros. Vamos ver todas essas opções com mais detalhes.
Começando pelas abas, que agora são encontras no topo, deixando a navegação mais fácil e a interface mais consistente. Vale lembrar que no Windows essa opção é nativa, diferente do Linux e OSX, que é ativado mediante mudança para um tema compatível.
Outra novidade, aplicado somente no Windows Vista e Windows 7 é a substituição da barra de menus pelo botão Firefox.
É possível pesquisar pelas abas já abertas e ir direto a elas rapidamente. Útil quando você tem dezenas de abas abertas.
Os botões ‘Parar’ e ‘Atualizar’ foram unidos em apenas um, assim como muitos usuários já estavam fazendo. A barra de favoritos foi substituída por um botão, com possibilidades de voltar à forma antiga.
Outra parte do Firefox que foi reformulada é no gerenciador de complementos, que além de ser mais intuitivo e parecido com uma página da web, traz todas as informações sobre a versão dos complementos instalados, a data da instalação e muito mais, deixando realmente o usuário com controle absoluto sobre tudo o que está instalado.
Outras mudanças dizem respeito à interface geral, mostrando cantos arredondados e ícones novos, deixando o visual mais limpo que a versão 3. Além disso, a nova interface explora os recursos do Windows Aero, ou seja, algumas partes semitransparentes que deixam outras janelas a mostra.
Mais Rápido
As mudanças não foram apenas na parte visual, pois foi uma preocupação da Fundação Mozilla resolver uma das principais reclamações da versão 3.6: a lentidão ao inicializar e o alto consumo de memória Ram. O novo motor do software parece ser mais ágil, principalmente nas páginas pesadas, pois a nova versão utiliza o Direct2D para acelerar o processo quando houver imagens e diversos elementos na tela.
Também está nos planos de desenvolvimentos criar a versão 64 bits, aumentar a performance para JavaScript, criar uma nova estrutura de segurança e maior estabilidade com gerenciamento automático de memória para reduzir a incidência de leaks.
HTML5, WebM e CSS3
Não podemos negar que são assuntos bem comentados no momento e pode acreditar: o novo Firefox está apostando forte nisso, principalmente para os desenvolvedores para que todos os elementos do novo HTML5 e CSS3 sejam nativamente suportados.
Você pode conferir o quadro comparativo entre as versões disponibilizado pela Fundação Mozilla para ir acompanhando as mudanças.
Também está nos planos aperfeiçoar o suporte à tecnologia multi-touch, disponibilizando novas ferramentas de desenvolvimento e recursos multimídia.
E já é possível inclusive achar vídeos com o novo codec WebM, apesar de poucos. Para isso, no Youtube faça uma busca principalmente por conteúdos internacionais, como trailers, por exemplo. Quando o vídeo com o novo codec for carregado, irá aparecer a informação ‘HTML5 + WEBM’ na parte inferior do Player.
Quem sabe daqui a alguns anos todos os vídeos estejam convertidos para o novo formato. 😀
Finalizando…
Esses são apenas alguns dos recursos principais já revelados para o novo Firefox 4. É possível que até o lançamento tenhamos mais surpresas nos esperando. Acompanhe todas as notas de lançamento na página preparada especialmente para o novo navegador e aqui no Webmaster.pt.
E você, o que achou? Será que teremos tudo o que foi prometido pela Fundação Mozilla? Fico aguardando o seu comentário.