Novos Visitantes vs Leitores
Os leitores dum blogue são aqueles visitantes que retornam ao blogue. E habitualmente subscrevem o RSS Feed ou recebem notificações da publicação de novas matérias através de email, das redes sociais ou simplesmente visitam o blogue regularmente. São visitantes que o blogue conseguiu fidelizar.
Há várias razões para não mostrar anúncios Google AdSense a este grupo de visitantes:
- Conhecem o layout do blogue e dos anúncios e ficam cegos aos anúncios. Logo, não clicam nos anúncios.
- Se exibir os anúncios a este grupo de visitantes, como cada page view conta para as impressões dos anúncios e o CTR é baixo, vai diminuir o CTR dos seus anúncios Google AdSense, o que poderá baixar o valor que você recebe por clique.
- Prémio de fidelização: Se são leitores habituais, porque não premiar essa fidelização através da não exibição de anúncios Google AdSense a esse grupo de visitantes?
- Protecção da Marca: Um novo visitante que aterra de pára-quedas no seu blogue não tem uma relação de identificação com a marca do seu blogue. Mas, os seus leitores já criaram essa relação de identificação com a sua marca. Ora, o Google AdSense aparece demasiado em websites do tipo SPAM. É um tipo de publicidade associada a websites de baixa qualidade, com excepções. Repito: COM EXCEPÇÕES. Se você mostrar os anúncios Google AdSense apenas a esses visitantes novos, poderá beneficiar das vantagens dessa publicidade, sem prejudicar a relação que os seus leitores estabelecem com a sua marca.
Há vários critérios para determinar o que é um visitante novo. Um critério simples é qualificar como visitante novo todo o visitante que chega ao blogue depois de ter pesquisado no Google.
Normalmente, esse visitante não conhece o blogue. E, muitas vezes, acede a uma página do blogue que não corresponde exactamente à pesquisa efectuada. Por isso, a taxa de abandono é elevada. E não é possível fidelizar uma percentagem significativa destes visitantes.
Ao exibir anúncios Google AdSense a este grupo de visitantes, você está a dar a cada um destes visitantes uma opção de saída do seu blogue em alternativa ao fecho da tab ou janela do browser. E você pode ganhar dinheiro com isso.
A exibição de anúncios Google AdSense prejudica a fidelização de visitantes novos? Não estudei esta matéria. A minha experiência é que vai depender da qualidade do conteúdo publicado e também do espaço que você atribui aos anúncios Google AdSense.
Se você reservar o espaço mais rentável e visível do seu layout para os anúncios, eu tenho quase a certeza que essa opção vai prejudicar a fidelização de visitantes novos.
Mas, também é relevante perguntar: Como É Que Você Rentabiliza O Seu Blogue? Se a resposta for adsense e publicidade direta, nesse caso você precisa mesmo de usar o espaço mais rentável do layout para a publicidade. Aí, vai ter que procurar minimizar os efeitos dessa exposição aos anúncios, em relação aos visitantes novos que não clicam na publicidade, para diminuir a taxa de abandono. Em relação aos que clicam na publicidade, esses já foram. Você perdeu os visitantes e ganhou o dinheiro da publicidade. Terá que avaliar se o preço é justo e se não será mais rentável aumentar a taxa de visitantes novos que retornam ao blogue e passam a leitores.
WordPress Plugin Who Sees Ads
Atraves deste gestor de publicidade, você pode criar uma conjunto de regras para determinar quais são os visitantes que visualizam a publicidade no seu blogue.
As 2 regras mais utilizadas são:
- If Visitor comes from a search engine, display
- If Any condition, don’t display
Deste modo, a publicidade é exibida a todos os visitantes provenientes dos motores de busca, incluindo o Google. E não é exibida a todos os restantes visitantes.
Mas, como pode ver na imagem publicada a seguir, existem vários critérios para determinar quem vai visualizar a publicidade, que você pode configurar.
O plugin é fácil de configurar. Vamos imaginar que você quer publicar um bloco de anúncios no início do seu post. Usa um nome para identificar esse bloco de anúncios no plugin. Na página de configuração do plugin, é só escrever o nome como pode ver na imagem a seguir:
Depois de configurar as regras sobre quem é que vai visualizar a publicidade, coloque o código do Adsense na página de configuração do plugin como pode ver na imagem a seguir, grave a configuração desse bloco de anúncios e pode publicar esse bloco de anúncios.
Para publicar o bloco de anúncios, você deve usar o código seguinte.
Nos posts:
No ficheiro single.php ou em qualquer outro ficheiro do template:
O plugin Who Sees Ads limita o número de anúncios Google AdSense a publicar de acordo com as regras da própria Google. Portanto, se você tentar publicar mais do que o número de anúncios permitidos pela Google, o plugin limitará automaticamente esse número ao limite máximo permitido pela Google.
Este plugin não funciona com o WP Super Cache.
Solução Em PHP
Encontrei esta solução no site do Stephen Cronin.
Adicione este código ao ficheiro functions.php:
function scratch99_fromasearchengine(){
$ref = $_SERVER['HTTP_REFERER'];
$SE = array('/search?', 'images.google.', 'web.info.com', 'search.', 'del.icio.us/search', 'soso.com', '/search/', '.yahoo.');
foreach ($SE as $source) {
if (strpos($ref,$source)!==false) return true;
}
return false;
}
E, depois nos ficheiros do template onde quer publicar anúncios do Google AdSense, adicione o código seguinte,
if (function_exists('scratch99_fromasearchengine')) {
if (scratch99_fromasearchengine()) {
COLOQUE AQUI O CODIGO ADSENSE
}
}
Solução Javascript Que Funciona Com O WP Super Cache
Esta solução em Javascript é muito útil para blogues com muito tráfego e que utilizam o WP Super Cache. Encontrei esta solução no blogue MyWifeQuitHerJob
Adicione o ficheiro adsense.js ao seu template na mesma pasta dos restantes ficheiros php, com o código:
var ref = document.referrer;
var sevisitor;
var SE = new Array('web.info.com', 'search.', 'del.icio.us/search', 'soso.com', '.yahoo.','/url','/search','.google.','.ask.','.baidu.','.bing.','.aol.','.answers.');
for ( var source in SE){
var match = ref.indexOf(SE[source]);
if (match !=-1) {
sevisitor=true;
}
function adsenseTop(){
if (sevisitor){
var large = ' \n\
\n\
';
document.write(large);
}
}
No exemplo acima, foi criada uma função para um determinado bloco de anúncios: function adsenseTop(). É necessário colocar o código do respectivo anúncio Adsense no código dessa função. E criar funções com outro nome para outros blocos de anúncios.
Depois, no ficheiro php do template, onde pretende publicar o bloco de anúncios AdSense, adicione o código:
4 Responses
Sera que este plugin funciona bem com o whydowork adsense? vou testar…
Olá Estevão! Funcionou? Um Abraço Rui Soares
Nao. colocar um codigo <?php > no whydowork nao dá (ja tinha testado para testes a/b). Por isso tive de ir pelo outro tipo <!–wsa:nome_que_voce_deu_ao_bloco_de_anuncios_no_plugin–> e tambem nao mostrou. Mas so fiz 1 teste ainda e pus a hipotese de nao mostrar anuncios aos visitantes frequentes. Depis fiz logout, pesquisei o blogue no google e entrei. Nao vi os anuncios.
Acabasse por se usar apenas este pluhin who sees ads e deixar o outro desactivado. Mas se mudar de tema tenho de colocar o codigo no proprio tema (o whydowork faz automaticamente).
Olá Rui! Estou tentando aplicar isso em meu blog, utilizei o segundo método (do functions e single) acredito que consegui, mas estou tendo problemas com cache. Mesmo tendo limpado e desativado meus plugins ele só aparece em alguns navegadores, por exemplo consegui ver o anúncio vindo do Google no Chrome, Safari e Opera mas no Firefox ele não me apresenta os anúncios. Poderia me ajudar?