AdWords: Como Maximizar Sua Campanha

No artigo de hoje vamos ver como maximizar nossa campanha do AdWords. São coisas simples que farão muita diferença no final. Vamos aprender à definir os objetivos de nossa campanha, escolher as melhores palavras-chave e preparar os anúncios de forma à atingir o nosso público-alvo com eficiência.

1. Definir Objetivos

Planejar : [Adj.] 1.Que obedece a planejamento; planificado, planeado.

Planejar é o mesmo que traçar metas, definir objetivos, e é isso que precisamos fazer. Porém, esses objetivos tem que ser realistas e concretos. Não adianta você desejar um progresso que não sabe se pode alcançar ou ter um objetivo vago, como por exemplo, “eu quero vender mais”. Precisamos de números, quantidades. Temos que nos assegurar de que nossas metas serão alcançadas, e que elas são concretas o bastante para serem analisadas.

Um bom modo de definir objetivos é fazendo perguntas básicas, e além disso, respondê-las de forma sincera e precisa:

  1. Quanto eu quero (e posso) investir em publicidade online?
  2. Quais os resultados mais importantes a serem alcançados?
  3. Qual o meu público-alvo potencial? Existem diferentes públicos-alvos, que vão exigir que selecione diferentes palavras-chave para cada um deles?
  4. O que pretende promover e que ação quer que os visitantes vindos da campanha tomem no seu site?
  5. Qual seria um bom retorno do investimento em AdWords?

Após ter respondido todas as perguntas, tem o que se chama “Advertising Goals”, ou “Objetivos da Publicidade”. Com essas informações você poderá saber como melhor organizar a sua campanha de marketing online.

2 – Palavras-Chave:

Após traçarmos os objetivos e levantarmos as informações necessárias, precisamos escolher as palavras-chave que protagonizarão nossa campanha. Tudo o que você precisa fazer para maximizar seus ganhos com o AdWords, é seguir os quatro seguintes passos:

2.1– Selecionar palavras-chave

Nessa parte você deve pensar nas possíveis palavras-chave a serem usadas e anotá-las. Escreva o maior número possível.

2.2– Expandindo as palavras-chave

Para isso devemos expandir a nossa lista de keywords, ou seja, escrever as palavras-chave, uma por uma, como descrito na figura abaixo, e então selecionar as palavras mais buscadas da lista.

Expandir Lista De Keywords

2.3 – Organizando a lista

O terceiro passo é organizar a lista de acordo com as nossas preferências, e para isso, existem alguns parâmetros a serem considerados, chamados de correspondências:

  • Correspondência Ampla: É quando você escreve a palavra-chave normalmente, sem nenhum parâmetro adicional. Logo, qualquer busca que contenha a palavra-chave, ou parte dela, ativará o seu anúncio.
  • Correspondência de Frases: Se a palavra-chave em questão for escrita entre aspas, os anúncios ligados à ela só serão ativados se elas forem buscadas na ordem em que foi escrita. Por exemplo: Você coloca a expressão “Imóveis para aluguel” na lista. Então seu anúncio só será acionado quando as 3 palavras forem escritas nessa exata ordem.
  • Correspondência Exata: Quando você coloca a keyword entre colchetes, o anúncio só aparece quando alguém buscar exatamente a palavra-chave, sem qualquer palavra antes ou depois.
  • Correspondência Negativa: Serve pra evitar que seu anúncio seja exibido em buscas que você não deseje. Para usá-la deve-se acrescentar um sinal de subtração antes da palavra. Ex.: -carro, -casa.

E se você não quiser perder clientes por detalhes, devemos considerar também os sinônimos e as palavras com erros. Imagine uma pessoa que procura por computadores. Por engano, ela pode acabar digitando “comptadores” ou “computadoris”, o que não ativaria seu anúncio, te fazendo perder uma visita.

2.4– Agrupando as palavras-chave

Vamos supor que lá em cima, na pergunta nº 3, você tenha respondido que existem diferentes públicos-alvo, e será necessário um tipo de anúncio para cada um deles. Sendo assim, você vai separar os anúncios em grupos, para que cada fatia do seu público veja o anúncio que considera mais relevante. Diferentes pessoas requerem diferentes abordagens, pense nisso.

3 – Preparando os anúncios

Para desenvolver os anúncios de forma à alcançar um melhor retorno, existem 4 pontos a serem analisados:

Destaque o que é relevante para o cliente

Nada melhor do que você buscar uma coisa e achar exatamente o que procurou, não é verdade? Então por que não damos essa sensação aos nossos clientes? Existe um recurso de inserção dinâmica de palavras-chave que exibirá o título do anúncio conforme o que o cliente buscou, dando a impressão de relevância. Para usar esse recurso basta digitar o título como na figura abaixo.

Inserção Dinâmica Palavra Chave

Mostre benefícios concretos ao cliente

Benefícios abstratos não fazem muito sucesso. Se você colocar no anúncio que seu site é o “Melhor do ramo”, creio que ele não conseguirá muitos cliques. Seria melhor se você explorasse as qualidades concretas do seu negócio, como por exemplo:

  • Segurança nas transações;
  • Rapidez na entrega;
  • Orçamento grátis;
  • Suporte 24 horas.

Estimule uma ação

A maioria dos usuários está apto à receber instruções. Colocar anúncios que dizem o que o cliente deve fazer (“Invista no Mercado de Ações – Cadastre-se em nossa corretora”) trás bons resultados também.

Respeite às recomendações do Adwords

  • Não use superlativos: Melhor, maior, menor…
  • Não use sinais em excesso, nem cometa erros gramaticais;
  • Evite frases do tipo “clique aqui” ou “visite este site”;
  • Não use palavras inteiramente maiúsculas, como “COMPRE CONOSCO”;
  • Não repita as palavras, seja criativo

Todo o conteúdo desse texto surgiu da minha experiência com o Adwords e de um estudo do material liberado pela própria Google, o qual você também tem livre acesso. Espero que as dicas ajudem! Até a próxima!

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6 Responses

  1. Penso que poderiam falar um pouco sobre landing pages.
    Tive à pouco tempo,a tratar de fazer uma para promover uns produtos, mas minutos depois ficou com o score da Landing Page de 1 em 10 e "parou de mostrar" os anúncios.

    1. Pedro, o próximo artigo sobre Google AdWords será referente ao quality score. Francamente, estava a pensar explicar a correspondência ampla, de expressão ou exacta das palavras-chave, mas esse tema do quality score é muito interessante. Prometo publicar o artigo no decurso da próxima semana. Subscreve o nosso RSS ou segue-nos no Twitter, se quiseres ser notificado desse artigo. E obrigado pelo pedido. É isso que pedimos aos nossos leitores.

    2. Publico o artigo sobre Quality Score No AdWords ainda esta semana. É um tema muito complexo.

    1. Olá Lupércia! É esse o nosso objectivo. Partilhar conhecimento. Fico contente por saber isso. Um Abraço! Rui Soares

  2. Olá! Gostaria de ver um post falando sobre estratégias de bid também. Montar o anúncio é relativamente fácil, agora, como administrar os bids para a primeira página se eu não tenho dinheiro para competir com outras empresas? 

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