O CMS WordPress com certeza é um dos CMS mais utilizados na construção e administração de blogs no mundo. É o resultado de um ótimo sistema, uma comunidade ativa, plug-ins eficientes e temas maravilhosos, além da preocupação com os padrões Web e acessibilidade. Se não bastasse ainda existem os hacks, que ajudam ainda mais em sua personalização, deixando-o realmente “do jeito que você quiser”.
Em grandes lançamentos, a empresa Automattic, que é a “dona” do WordPress, sempre acrescenta mais recursos e inovações ao CMS. O beneficiado dessa evolução toda somos sempre nós, usuários desse grande sistema.
Diante disso apresento o WordPress 3.0, a próxima versão do sistema que está saindo do forno, trazendo grandes mudanças e com certeza será o assunto mais comentado de 2010.
Atualmente em desenvolvimento, é possível fazer do download da versão beta 2 e verificar algumas mudanças.
Quer saber quais são? Então vamos a elas:
Escolha Do Nome De Usuário E Senha Na Instalação
Isso realmente é ótimo, pois nas versões anteriores somente era possível utilizar o usuário padrão (admin) e um senha gerada aleatoriamente. Com essa mudança haverá mais segurança contra os crackers de plantão.
Guia de Boas Vindas No WordPress 3.0
O novo WordPress irá incluir um guia de boa vindas para auxiliar os novatos a utilizar o sistema, explicando os recursos e funcionalidades.
Novo Tema Padrão No WordPress 3.0
Foi lançado um novo tema padrão, chamado de Twenty Ten, que traduzido significa ‘dois mil e dez’ (2010). Pelas informações que estão por aí na internet, parece que a cada nova versão os desenvolvedores querem mudar o tema padrão.
O Twenty Ten é um tema de duas colunas, com barra lateral e rodapé com suporte a widgets. Permite escolher a imagem do cabeçalho entre os pré-definidos ou incluir algum novo de tamanho 940 x 198 pixels.
Além disso, inclui as novas funcionalidades do WodPress 3.0: os menus e os backgrouds customizáveis. Um preview pode ser visto em http://2010dev.wordpress.com.
Gerenciador De Menus No WordPress 3.0
Agora foi incluído um gerenciador de menus, recurso que só poderia ser adicionado mediante plug-ins ou modificando o tema mediante códigos de programação. Agora o gerenciamento ficou semelhante aos widgets, ou seja, na base do “arrastar e soltar”. Poderão ser incluídas facilmente links personalizados, páginas e categorias.
Backgrounds Customizáveis No WordPress 3.0
Muito útil aos novatos, esse recurso permite modificar o fundo (background) de maneira visual, sem precisar alterar o código CSS do tema. Apenas será preciso fazer o upload
da imagem, escolher alguns atributos para exibição e ver a mágica acontecer.
Tipos De Posts Personalizados No WordPress 3.0
Nas versões anteriores, somente era possível adicionar dois tipos de conteúdo, os posts e as páginas. Agora será possível criar alguns tipos personalizados, de acordo com a necessidade do blog. No meu exemplo criei um tipo de post chamado de ‘Tutoriais’. Aqui será necessário modificar o código da página de funções do tema (functions.php).
Taxonomias Customizáveis
Taxonomias é o termo usado para definir a classificação do conteúdo do WordPress, sendo que tínhamos dois tipos pré-definidos: as categorias e tags.
Nessa nova versão é possível criar novos tipos, permitindo assim classificar toda a informação do blog de maneira mais abrangente e eficiente.
Nas versões anteriores existem plug-ins que adicionam esse recurso, porém agora é possível adicioná-las manualmente nas funções do tema (functions.php). A desvantagem é que será preciso conhecer um pouco de programação, mas nada muito assustador.
Como um exemplo poderíamos criar uma taxonomia chamada CMS e adicionar “sub-taxonomias” chamadas WordPress, Moodle, Joomla e Drupal. Ou mesmo criar uma taxonomia chamada Classificação e adicionar nela as sub-taxonomias Livre, Até 13 anos, 13 até 18 anos e Conteúdo Adulto.
Fusão com WordPress MU
O WordPress MU deixará de existir e seu código será fundido com a versão 3.0 do WordPress. Isso significa que agora ficou muito mais fácil gerenciar vários blogs a partir de uma única instalação, sendo possível administrar subdomínios (www.subdominio.dominio.com) e ainda subdiretórios (www.dominio.com/subdiretorio).
Plugins Canônicos
Não, você não leu errado! Porém, não tem nada a ver com a igreja católica, o ubuntu (http://www.canonical.com) ou as tags canonical (em SEO, são as tags de conteúdo duplicado)! A partir da versão 3.0 Jane Wells vai levar a frente este projeto, que pretende criar uma comunidade em torno de um plug-in específico. Os ‘Plugins Canônicos’ irão pertencer à essa comunidade e não ao autor, garantindo assim sua continuidade.
Temas Específicos Para Autores
Permite aos autores de temas criarem modelos personalizados para cada um deles. Isso permite o WordPress chamar via hierarquia de modelos seu nome e visualizar seus posts e assinaturas.
Novo visual do Painel de Administração
O Painel agora ficou com novas cores e alguns itens foram melhorados, como a mudança de ‘Ferramentas > Atualizar’ para ‘Painel > Atualizar’.
Muitas outras mudanças estão sendo prometidas e estas apresentadas são as principais. O lançamento foi prometido para maio deste ano o no link http://codex.wordpress.org/Version_3.0 você pode conferir todas as mudanças. Atualmente na versão beta 2, pode baixar essa versão do WordPress3.0.
Faça um teste e poste aqui seus comentários com sua opinião.