SEO Material vs SEO Formal

O Pedro Dias, uma das caras portuguesas da Google, escreveu há pouco tempo um artigo sobre Concursos De SEO e cita uma frase do GoogleGUY:

“SEO é um pouco como fazer malabarismo com tochas de fogo; quando um profissional o faz correctamente, os resultados podem ser divertidos e interessantes. Mas se você está a começar, talvez não seja boa ideia utilizar tochas de fogo”

Malabarismo Com Tochas De Fogo

Trata-se duma visão negra, marcada pelo contexto do artigo, mas também pela actividade do Pedro, que lida com spam todos os dias. Compara o SEO a um malabrismo com tochas de fogo. É quase a visão pessimista e amarga dum polícia, a respeito das relações entre as pessoas, depois de muitos anos a tratar de homícidios, a analisar locais onde ocorreram crimes e a ver cadáveres.

Um polícia é um dos bons. E, embora não conheça o Pedro, não estou a criticar aquela imagem do Google GUY, que o Pedro subscreve. Há SEO assim: malabarismo com tochas de fogo. Mas, esse não é o verdadeiro SEO.

SEO É Comunicação. Os motores de busca são fontes importantes de tráfego. A nossa relação com os visitantes que chegam ao nosso site através dos motores de busca não é uma relação imediata e directa. Existe a mediação dos motores de busca. E, quando existe uma mediação, temos que conhecer a linguagem desse mediador. Temos que saber comunicar com esse mediador.

Queres fazer SEO? Escreve para o visitante, mas nunca percas de vista que o mensageiro vai ser o motor de busca. Tens que saber falar com o mensageiro. Aprende essa linguagem.

SEO É Mensagem. A mensagem não é um pretexto para comunicarmos. Comunicamos uma ideia ou uma emoção. Não há SEO sem mensagem.

Queres fazer SEO? Trabalha com inteligência e com alma. Adiciona valor à vida daqueles que visitam o teu site.

SEO É Marketing. A promoção dum site deixa uma assinatura que os motores de busca vão encontrar. O fim é a promoção. Não é o SEO. Mas, se a mensagem tiver valor, alguém vai gostar e, no fim do dia, algumas pessoas falam sobre a tua marca, outras mencionam o teu nome, e vais receber links dessas pessoas, criados naturalmente.

Queres fazer SEO? Faz Marketing. O verdadeiro valor do SEO é a mensagem e a comunicação. Não é o link. O link é efeito secundário da mensagem e da comunicação. Ao SEO que acredita na mensagem e que sabe comunicá-la eu chamo de SEO Material.

Sem uma abordagem holística, onde o SEO é uma parte do todo que é o Marketing, o SEO torna-se um fim em si mesmo. Quando andamos à caça de backlinks, fora do contexto da comunicação da nossa empresa, estamos apenas a manipular os motores de busca. Pode ser eficaz no curto prazo. Mas, é como um carimbo que diz LIXO e que estamos a carimbar alegremente na nossa Marca. A esse SEO eu chamo de SEO Formal.

Pode ser perigoso, como alerta o Pedro Dias. Quando corre mal, é como se tirassem uma foto e tivéssemos as calças em baixo. Os resultados são desastrados, partindo do pressuposto que não é a Megan Fox a tirar a foto, num contexto que não vou aqui elaborar… E o problema é simples de explicar. Como não acreditamos na mensagem, criamos backlinks que valem por si. O ouro não está no site. Não está no conteúdo. Está nos links. Quando nos tiram esses links, não sobra nada.

SEO Também É Relação. Quando enganamos os visitantes a visitarem o nosso site, não criamos afectos. Quanto tratamos os nossos visitantes com afecto, criamos relações. A mensagem é importante. A comunicação é importante. Mas, o outro, o destinatário da mensagem, também é importante. Se não nos preocuparmos com o outro, estamos condenados à solidão.

Queres fazer SEO? Faz amizades.

A maioria das pessoas com quem contacto pensam que o SEO é um pouco como o café instântaneo. Metemos numa chávena com água a ferver e já está. Habitualmente, ouço: “durante quanto tempo é que vou ter que gastar dinheiro ou perder o meu tempo com SEO?” A resposta é simples. Enquanto tiveres alguma coisa para dizer aos teus visitantes. Ou seja, enquanto tu ou a tua empresa existirem. Penso que no céu não é necessário SEO. Mas, nunca perguntei.

Imagino o Matt Cutts a fazer de S. Pedro, às portas do céu e a perguntar às alminhas: “alguma vez comprastes um link?”.

Aprender SEO é aprender a comunicar. Apenas e tudo isso. É tão perigoso como fazer tricô.

PS: Como não quero ser acusado de ser um romântico, apesar de me confessar um idealista, convoquei o Mr Hyde que existe em mim para escrever uma série de artigos sobre Técnicas Para Obter Backlinks. A publicar brevemente.

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2 Responses

  1. Esta tua perspectiva sobre o SEO é interessante e estou de acordo com quase tudo, mas terminas mal, a dizer que "Aprender SEO é aprender a comunicar. Apenas e tudo isso. É tão perigoso como fazer tricô.".

    Também é isso. E pode ser inofensivo. Mas pode ser muito mais do que isso e pode ser bem perigoso.

    Conheço quem faça (e já fiz) SEO quase sem comunicar e com sucesso, e também conheço quem fizesse SEO a brincar com o fogo e se tenha queimado bastante, com prejuízos grandes e bem reais.

    Há imensa gente a fazer SEO por esse mundo fora e ninguém partilha tudo o que faz, não se pode resumir a comprar links e escrever com keywords, mas também não é só comunicar e fazer networking. Há quem seja bom a fazer amigos e a influenciar os outros, há quem seja bom a fazer testes exaustivos e a descobrir os algoritmos secretos, há quem seja bom a encontrar falhas e fazer batota, há tanta coisa por aí…

  2. O SEO Formal existe. Eu  conheço técnicas de Black Hat SEO. Se preferires, então digo que o SEO Material não é perigoso. O SEO Formal pode ser perigoso. Até para terceiros, se envolver Black Hat SEO.

    Eu também escrevi "Pode ser perigoso, como alerta o Pedro Dias. Quando corre mal, é como se tirassem uma foto e tivéssemos as calças em baixo. Os resultados são desastrados, partindo do pressuposto que não é a Megan Fox a tirar a foto, num contexto que não vou aqui elaborar… E o problema é simples de explicar. Como não acreditamos na mensagem, criamos backlinks que valem por si. O ouro não está no site. Não está no conteúdo. Está nos links. Quando nos tiram esses links, não sobra nada."

    É por isso mesmo que estou a fazer uma distinção entre o SEO Formal, o tal que pode ser perigoso, e o SEO Material, que é tão perigoso como fazer marketing, porque também é marketing.

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