Olá bem vindos a mais um artigo desse nosso incrível e maravilhoso CMS Joomla. Hoje daremos continuidade a serie de artigos sobre itens de menu. Como disse em nosso artigo anterior, hoje começaremos a ver os itens de menu relacionado a usuários, passando por autenticação, registro, recuperação de usuário, reposição e utilizadores. Os aviso que não estaremos vendo sobre os módulos em si e sim sobre os itens de menu que nos auxiliarão na criação de sectores exclusivos para membros registrados em seu site / blog .
Hoje começaremos pela parte de Autenticação ou seja, iremos criar uma página onde os usuários poderão acessar e estar realizando o login de maneira simples e direta !! Nós já estivemos vendo a questão do Módulo de Login anteriormente, só que nesse caso veremos a criação de uma página especifica para a autenticação.
Deixemos de conversa e partamos para o que realmente nos interessa.
1.- Executamos o WampServer
2.- Abrimos o browser (o de sua preferência) e digitamos http://localhost/nomedapasta/administrator , no caso do nosso artigo nós atribuímos a pasta o nome de Joomla ficando então http://localhost/joomla/administrator. Faça o login normalmente, chegando até o painel administrativo.
3.- Bem, estando de volta ao nosso painel de controlo iremos fazer tal qual já vimos em nossos artigos anteriores, iremos fazer o seguinte, clicar sobre Menus -> Itens de Menú -> Novo e selecionaremos a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Autenticar -> Visualização padrão de autenticação conforme na imagem abaixo.
4.- Chegaremos até o item de menu que é igual aos outros que já vimos anteriormente. Apenas para nosso estudo , estaremos inserindo o Titulo de Visualização de Autenticação e Alternativo de visualização-de-autenticacao conforme imagem abaixo:
5.- Terminando a configuração dos detalhes de tal item iremos partir para a configuração Básica do Parâmetro que nesse caso são muitas e veremos por partes.
Exibir o título da página de autenticação: Caso deseje exibir ou ocultar o titulo dado a página de autenticação.
Título da página de inicio de sessão: Caso tenha selecionado a opção Exibir (item anterior) digite o título que deseja exibir aqui. Caso tenha selecionado a opção Ocultar pode deixar a mesma em branco.
Endereço de Redirecionamento de Inicio de Sessão: Refere-se a página que será carregada após efetuada a autenticação. Observação: Se deixada em branco ela automaticamente utilizará a página principal de seu site / blog.
Mensagem de inicio de Sessão em JS (JavaScript): Caso selecionada a opção e exibir, ao fazer login o usuário se abrirá uma pequena janela informando que a sessão foi inicializada com sucesso. Caso seja selecionada a opção Ocultar a mesma não exibirá nenhuma mensagem de confirmação.
Descrição de inicio de sessão: Caso seja selecionada a opção de exibição, será exibido um texto “introdutório” que deverá ser inserido no campo abaixo. Caso seja selecionada a opção ocultar o mesmo não será exibido.
Texto Descritivo de inicio de sessão: Caso selecione a opção exibir do item acima, você deve inserir uma pequena “descrição” ou “introdução” sobre a área restrita.
Imagem de inicio de sessão: Selecione uma imagem que será exibida na página de autenticação de usuário. Lembrando que você pode estar inserindo sua imagem dentro da pasta ( images/stories ).
Alinhar imagem de inicio de sessão: Caso selecione alguma imagem de inicio de sessão informe se a deseja alinhada a sua Esquerda ou Direita.
Exibir o Titulo da página de fim de sessão: Exibe ou oculta o titulo da página ao finalizar a sessão.
Titulo da página de fim de sessão: Caso seja selecionada a opção exibir (item acima) insira aqui o título, caso não deixe- em branco mesmo.
Endereço de Redirecionamento de fim de sessão: Insira um endereço para onde o usuário será encaminhado após a finalização da sessão, caso deixe em branco ele será redirecionado para a página principal do site / blog.
Mensagem de fim de sessão em JS (JavaScript): Caso selecionada a opção e exibir, ao fazer logout se abrirá uma pequena janela informando que a sessão foi finalizada com sucesso. Caso seja selecionada a opção Ocultar a mesma não exibirá nenhuma mensagem de confirmação.
Descrição de fim de sessão: Caso seja selecionada a opção de exibição, será exibido um texto de “despedida” que deverá ser inserido no campo abaixo. Caso seja selecionada a opção ocultar o mesmo não será exibido.
Texto Descritivo de fim de sessão: Caso selecione a opção exibir do item acima, você deve inserir uma pequena “despedida” .
Imagem de fim de sessão: Selecione uma imagem que será exibida na página de autenticação de usuário. Lembrando que você pode estar inserindo sua imagem dentro da pasta ( images/stories ).
entendendo-o-
Alinhar imagem de fim de sessão: Caso selecione alguma imagem de inicio de sessão informe se a deseja alinhada a sua Esquerda ou Direita.
6.- Após inseridas todas as configuração apenas nos resta salvar o que fizemos pressionando o botão salvar que se encontra no canto superior direito !
Como puderam ver, não é nada de outro mundo uma vez que o maravilhoso Joomla já faz 90% do trabalho sozinho (código fonte, etc.) fazendo com que você apenas insira os parâmetros que deseja.
Vejamos como ficou nosso novo item de menu ? Lembrando que para visualizar você deve acessar a parte frontal do site / blog e clicar sobre o item de menu recém criado (que se encontra a esquerda).
Sempre digo que o que vemos aqui nada mais é uma das opções que os itens nos oferecem, abaixo vejam algumas outras opções. Lembrando novamente que vocês DEVEM checar todas as funções e selecionar a que melhor os agrada.
É isso ai meus amigos, espero que estejam gostando de nossa serie de artigos. Os lembro que o que passamos aqui são noções gerais para a utilização das ferramentas, sempre lês digo que estejam “fuçando” e realizando as diversas opções que os itens lhes proporcionam para que possam selecionar as que melhor se enquadram em seu projeto.
Aproveito também para agradecer a quantidade de e-mails que venho recebendo, venho atendendo a todos por ordem de recebimento assim que se não recebeu seu e-mail aguarde que em um determinado momento irá chegar !!
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Nos vemos em nosso próximo artigo onde daremos continuidade aos itens de menu Utilizador !!
Meus Cumprimentos
One Response
Olá, estou desenvolvendo um site no joomla, porém o servidor onde ele será hospedado não permite envio de e-mails (nem por smtp). Portanto gostaria de saber se é possível desativar o envio de e-mail de confirmação no cadastro de usuários
(quando o usuário cadastra pelo site, o joomla envia um e-mail para ele confirmar. gostaria que ele fosse ativado sem necessidade de ele confirmar no e-mail)