Série De Artigos do Iuri Madeira Sobre o Google Analytics:
- Google Analytics – O Cadastro E O Tracking Code
- Google Analytics – Conhecendo A API
- Google Analytics – Perfis, Filtros e Gerenciadores de Acesso
- Google Analytics – Metas e Funil de Conversão
A maior parte dos sites possui um objetivo, não está lá pelo simples fato de existir. Seja vender um produto, conseguir o cadastro de um cliente, mostrar um vídeo publicitário… E quando um desses objetivos é alcançado podemos dizer que atingimos uma meta.
Um mesmo site pode possuir vários objetivos simultâneamente. Um e-commerce, por exemplo, pode querer atrair cadastros de clientes, vender produtos e ainda mostrar um vídeo promocional. E embora seja raro, um site pode ter mais de 3 metas, o que hoje em dia não representa problema algum, pois o número de metas permitidas pra cada perfil no Google Analytics foi aumentada, de 4 passou para 20.
Para configurar uma meta no GA você precisa primeiro estabelecer uma “página-objetivo”. Ela é a página onde você deseja que o usuário chegue. Usando um site de comércio eletrônico novamente como exemplo, a sua página-objetivo é aquela onde aparece “Compra realizada com sucesso!”, pois é nela que a meta de realizar uma venda é alcançada.
Depois disso, na página de relatórios do perfil, clique na aba “Metas”, e em seguida, clique em “Configurar metas e funis”. Exatamente como mostra a figura abaixo.
Agora, na janela “Metas”, clique em “Adicionar Metas”. O conjunto não importa, mas se você ainda não possui metas nesse perfil é preferível que adicione no primeiro.
Hoje em dia existem 3 tipos de meta: As de Destino do URL, as de Tempo no site e as de Páginas/visita. As duas últimas são fáceis de configurar, portanto não farei menção alguma. Na próxima tela você verá o formulário de criação de metas, e ao selecionar “Destino de URL” como tipo de meta a ser usado uma nova parte do formulário aparecerá, a parte “Detalhes da meta”.
Nessa parte existe um campo que deve estar lhe causando curiosidade: O campo “Valor da meta”. Este valor é geralmente usado para calcular o ROI (Return on investment ou Retorno do investimento). Sendo assim, depois de um certo período o Google Analytics conseguirá fazer, a partir da média de metas atingidas, um valor aproximado que se recebe por mês daquela ação – cadastro de clientes, por exemplo.
Após essa parte, você verá uma outra divisão do formulário chamada “Funil da meta”. Um funil é uma sequência de páginas pelas quais um visitante deve passar antes de acessar a meta de conversão. Esse nome vem de um gráfico de visitantes que acessam cada página: a primeira página tem o maior número de acessos, e cada página sucessiva tem menos visitantes à medida que eles saem do site antes de chegar à meta final.
A finalidade de acompanhar essas páginas é ver se elas estão sendo eficientes na hora de levar o visitante aonde você quer que ele chegue. Se uma das páginas do funil for muito cansativa, complexa ou não tiver um design muito agradável, você vai ver um número significativo de desistências e baixas taxas de conversão deformando o funil. Você pode acompanhar as taxas de desistências nas páginas que conduzem a uma meta utilizando o relatório “Visualização do funil” na seção “Metas”.
Se você quiser tornar a primeira etapa no funil obrigatória, clique na opção “Etapa obrigatória” localizada ao lado do funil. Se essa caixa de seleção estiver marcada, os usuários que acessarem a página da meta sem passar por essa página do funil não vão ser considerados como conversões. Somente os usuários que acessarem o URL da meta após visualizarem essa primeira página vão ser considerados como conversões. Isso é útil quando você deseja obter alguma informação adicional sobre a meta, mas vale lembrar que a caixa de seleção “Etapa obrigatória” afeta apenas o relatório “Visualização do funil”. Ela não impede que a conversão de uma meta seja exibida em outro relatório de metas.
Como você pôde ver, os funis são uma ferramente de extrema importância. E para terminar o processo de criação do mesmo continue inserindo etapas de meta até que o funil esteja completamente definido. Você pode inserir no máximo 10 e no mínimo uma etapa de funil. Ao final de tudo clique no botão “Salvar meta” e a acompanhe nos futuros relatórios!
É isso! Depois desse tutorial você já deve conseguir usar o Google Analytics muito bem, melhorando os rendimentos do seu site e promovendo campanhas de marketing mais eficientes. Quaisquer dúvidas ou sugestões existentes, comentem, teremos o maior prazer em ouví-las e saná-las. Um grande abraço! Até a próxima!
7 Responses
Parabéns pelo blog, acho extremamente importante esta matéria. Espero que continue a publicar bons artigos SEO, porque ter um site não chega, é necessário dar-lhe visibilidade.
Cumprimentos,
Ricardo Martins
Parabéns. O artigo está ótimo; objetivo, bem explicado, as imagens também colaboram muito para o entendimento.
Rafaela
Mto bom mesmo, faz um post ae sobre como aplicar o analytics em um e-commerce, um passo-a-passo. Não encontrei nenhum mto bem explicado ainda. #GA #Ecommerce
Excelente post. As conversões são indespensaveis na medição do sucesso de um site.
Parabéns por este artigo sobre o Analytics!
Show Iuri Madeira. Eu quase não dou atenção ao Google Analytics, mas vejo que é extremamente importante.
Muito bom Iuri. Realmente o Analytics é fundamental para medir métricas. Sempre muito importante e seu artigo ajuda a entender melhor como tudo isso funciona!