Série De Artigos do Iuri Madeira Sobre o Google Analytics:
- Google Analytics – O Cadastro E O Tracking Code
- Google Analytics – Conhecendo A API
- Google Analytics – Perfis, Filtros e Gerenciadores de Acesso
- Google Analytics – Metas e Funil de Conversão
Por mais que a interface do Google Analytics seja bastante intuitiva, o usuário se depara com muitas informações ao iniciar o uso do sistema, o que muitas vezes o deixa perdido, impedindo-o de aproveitar todo o poder que a API oferece. Pensando nisso, escrevi esta segunda parte do tutorial. Hoje vamos conhecer as funções do GA mais a fundo!
Como as principais funcionalidades do Google Analytics se encontram em seu Menu Lateral, o usaremos como guia nessa postagem, sendo assim, cada tópico do artigo será baseado em um aba do menu.
Visitantes
Nessa aba você encontra os dados detalhados sobre quem visita seu site. Localização geográfica, navegador, tendências, lealdade… Enfim, o GA tenta traçar o perfil de seu público de forma mais detalhada o possível. Para entender do que eu estou falando, leia as descrições abaixo:
- Comparação de Mercado: Aqui os diversos medidores serão mostrados e comparados com os sites de mesmo tamanho e expressão que o seu. Assim você pode ter uma noção do real potencial de seu site.
- Cobertura Regional: O GA faz um rastreamento geográfico dos acessos, mostrando quais as maiores áreas de influência do seu site.
- Novos x Antigos: Como o nome já diz, esse submenu mostra a porcentagem de visitantes novos e de visitantes antigos que retornaram ao site. Geralmente é bom que haja um equilíbrio, pois assim seu site estará sempre crescendo mas não deixará de ter usuários fiéis.
- Idiomas: Mostra os idiomas usados por seus visitantes, ou melhor, pelo computador de onde eles acessaram seu site. Ajuda a traçar um perfil geográfico e social de seu público, assim como a Cobertura Regional.
- Tendências de Visitantes: Mostra estatísticas diversas (tempo no site, taxa de rejeição…) de acordo com períodos. Em outras palavras, como o nome já diz, exibe as tendências de seus usuários.
- Lealdade do Visitante: Tenta medir a lealdade dos visitantes, transformado-a em números. Mostra dados, como o tempo médio no site, o número de páginas vistas a cada visita, o intervalo de dias entre uma visita e outra e quantas vezes voltou ao site.
- Recursos de Navegador: Além de falar sobre o navegador, também informa dados sobre o computador do visitante, quais os sistemas operacionais mais usados na hora do acesso, quais as resoluções de tela, versões do Flash, enfim… Todas as informações necessárias na hora de prover uma melhor experiência ao usuário.
- Propriedades da Rede: Mostra dados da conexão do visitante, tais como velocidade, provedor…
- Celular: Tenta informar os aparelhos e operadoras mais usadas pelos seus visitantes na hora do acesso, mas esse recurso não tem me mostrado ser muito eficiente.
- Variáveis Personalizadas: Aqui você pode criar variáveis personalizadas, mas por ser mais complexo esse é um assunto para outra hora.
Fontes De Tráfego
Na aba de número dois encontramos as informações relativas as fontes de tráfego, ou se preferir, os portões de acesso que levam os visitantes ao seu site. Esta parte nos ajuda a saber qual frente de marketing é a mais efetiva, o que é crucial para uma boa campanha.
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- Tráfego Direto: Mostra a porcentagem das visitas advindas de tráfego direto, além de informações pertinentes à qualidade do acesso.
- Links de Outros Sites: Mostra a porcentagem das visitas provenientes de links em outros sites.
- Mecanismos de Pesquisa: Exibe a fatia dos acessos que seu site recebeu, e que tinham como origem sites de busca.
- Todas as Fontes de Tráfego: Mostra o total dos acessos e suas estatísticas.
- AdWords: Exibe dados sobre suas campanhas no AdWords. Algumas vezes os dados mostrados aqui podem diferir dos dados mostrados em sua conta AdWords, se isso acontecer, entre em contato com a equipe do Google Analytics.
- Palavras-Chave: Mostra as palavras-chave procuradas no Google que mais levaram visitantes ao seu site.
- Campanhas: Dados sobre as campanhas de marketing do site, tais como feeds ou anúncios patrocinados.
- Versões de Anúncio: Mostra os dados do submenu “Campanhas” de forma mais profunda.
Conteúdo
Nesta terceira parte saberemos qual o impacto que o conteúdo de nosso site exerce sobre seus visitantes. Saberemos o que faz mais sucesso, nos ajudando a entender o pensamento e as preferências de nosso público.
- Conteúdo Principal: É o resumo dos acessos em cada página do site.
- Conteúdo por Título: É o resumo dos acessos nas páginas do site, só que ordenados pelos seus títulos.
- Detalhamento do Conteúdo: Número de acessos que cada pasta (folder) do site recebeu. No caso de você usar o wordpress esse relatório exibirá o número de acessos por cada categoria de postagem.
- Principais Páginas de Destino: Mostra as principais páginas de entrada de usuários, ou seja, as páginas que mais trazem visitantes de fora, as que são a porta de entrada.
- Principais Páginas de Saída: Mostra as páginas geralmente visualizadas por último, em outras palavras, as portas de saída.
- Visualização no Site: Mostra de forma visual quais os links do seu site são mais clicados. Ferramenta bem interessante para ajudar a entender o comportamento do visitante em relação ao posicionamento das coisas.
Agora que você já domina as funções básicas do GA, partiremos para a terceira parte: Perfis de sites, Filtros e o Gerenciador de Acesso. Um grande abraço!
3 Responses
Ótima matéria!
Divulguei em meu blog!Abraços!
Olá Jeniffer! Bem vinda e obrigado! Um Abraço Rui Soares
Ótimos esclarecimentos.