Nossa série sobre as áreas de atuação de um desenvolvedor web e como é o trabalho do desenvolvedor em diferentes áreas está quase no fim. Entretanto, ainda há assuntos bastante interessantes para serem tratados e alguns conhecimentos a serem compartilhados. Em uma retrospectiva dos artigos da série publicados até então, podemos observar:
- Desenvolvimento front-end e back-end. Vimos, neste artigo, quais os pontos de semelhança e diferença entre back-end e front-end e quais são as atribuições de quem trabalha em cada uma dessas vertentes, com alguns exemplos práticos.
- Arquitetura da Informação. O que é Arquitetura da Informação, exemplos e o que se espera do profissional da área, o Arquiteto da Informação, e algumas considerações finais.
- Usabilidade. Alguma base e alguns conceitos sobre usabilidade e quais as principais atividades praticads pelo profissional de Usabilidade.
- Web Design. Foram abordados conceito de web design, o trabalho de um web designer e dicas conclusivas sobre o profissional do ramo de design para a web.
- SEO. O que é Search Engine Optimization, o SEO, quais as diferenças entre Black Hat SEO e White Hat SEO, alguns atributos de um bom profissional da área e links que auxiliam a começar na área.
- Bancos de Dados. Conceitos teórico-abstratos de o que é um “banco de dados”, o que é um SGBD ou Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (com exemplos), Linguagem SQL, Diagrama Entidade-Relacionamento e mais.
Então, dando continuidade à série e seguindo nosso “guia” do primeiro artigo da série, Áreas De Atuação, veremos mais informações sobre Marketing Digital.
Conceito de “Marketing”
Para entender melhor sobre um conceito, se este é derivado de outro conceito, é importante conhecer aquele que é seu antecessor. Então, para ser possível entender o marketing digital, antes é imprescindível entender o que é “marketing“.
Entretanto, não existe um só conceito formalizado que consegue definir o que é o marketing. Por exemplo, se acessamos a página da Wikipédia sobre Marketing, encontramos diversos conceitos, de diversos autores renomados. Tais como:
Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.
Ou, ainda:
Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor
Dentre várias outras. Mas, uma definição que considero especialmente interessante é:
Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor
Através desta “amostragem” de conceitos, portanto, já deu para ter uma ideia de o que é o tal “marketing”.
“Marketing Digital”
Então, por analogia, é possível deduzir o que é o Marketing Digital. É possível considerar que o marketing digital é uma “extensão” do marketing “tradicional”, com ações que se voltam para os meios digitais. Em termos gerais, isso está realmente certo, mas, assim como outras áreas “tradicionais” que têm suas atividades expandidas para o mundo online, o Marketing Digital possui suas próprias ações, maneiras de ser, atuação e peculiaridades.
Pegando, novamente, uma definição da Wikipédia sobre Marketing Digital, podemos observar:
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.
Quer dizer, são ações que as empresas (e também quem não faz parte de uma empresa) pode executar, através de meios digitais variados, a fim de fazer comercialização de produtos, reforçar marcas, angariar novos clientes, branding, aumento de networking, dentre outros igualmente importantes.
Atuações do profissional do Marketing Digital
Somente pelas breves explicações já apresentadas, é possível perceber o quão importante é o marketing digital! Vejamos, portanto, algumas das atividades que um profissional desta área pode realizar.
Marketing de Busca
O “Marketing de Busca”, no sentido que está sendo tratado no artigo, pode se referir tanto a SEO quanto ao gerenciamento de espaços publicitários na internet.
Já vimos sobre SEO no artigo “Desenvolvedor Web (parte 6): SEO“. Pois a Search Engine Optimization é uma das áreas em que pode atuar um profissional de Marketing Digital com o objetivo de garantir que seu cliente esteja bem posicionado para as palavras-chave que fazem parte de seu negócio e área de atuação.
Em relação a buscadores é possível, também, contar com os links patrocinados, que são os que aparecem de forma diferenciada dos resultados orgânicos, sempre em áreas certas e pré-definidas das SERPs. Também é muito comum o anúncio em sites e blogs de assuntos correlatos e que tenham a ver com a estratégia de divulgação atual do cliente.
Mídias Sociais
Realizar ações de marketing em redes sociais, que estão bastante em voga nos últimos anos, também é uma excelente prática do marketing digital. Através de ações e campanhas criativas, é possível fazer divulgação ou reforço de uma marca como um todo ou de um produto, de maneira a gerar buzz em diversas redes sociais e, dessa maneira, garantir que o objeto da campanha estará no “boca a boca” das mídias sociais.
Por exemplo, se uma empresa de produtos para bebês fosse lanças uma nova linha de produtos, poderia selecionar em mídias sociais dezenas de mulheres que estão prestes a se tornarem mães (acreditem, através de buzz monitoring e “garimpação” de informações, é possível encontrar pessoas com praticamente qualquer perfil) para participar de algum flash mob, dando, em seguida, kits dessa nova linha de produtos para as participantes. Isso geraria um buzz incrível e a marca e os produtos, bastante divulgados de forma espontânea!
A grande vantagem do Marketing Digital
Existem algumas vantagens interessantes em se optar pelo Marketing Digital como ferramenta de marketing (como a capacidade de atingir rapidamente milhares de pessoas em diferentes localidades), mas, certamente, a grande vantagem é que, na internet, tudo pode ser mensurado!
Ao se realizar uma ação de marketing digital como a do exemplo dado, seria possível mensurar quantas pessoas receberam o convite para o flash mob, quantas acharam interessante, quantas julgaram algo “bobo” de se fazer, quem falou bem, quem falou mal, quantas pessoas participaram, para quantas pessoas a marca foi divulgada espontaneamente, e assim por diante. É possível mensurar tudo!
Algo bem diferente de se trabalhar, por exemplo, com um outdoor. Se você coloca um outdoor em uma avenida, consegue responder quantas pessoas olharam para ele? Pense nisso na hora de escolher sua ações de marketing daqui pra frente!
E, no próximo e último artigo de nossa série: acessibilidade!