Olá caros estudantes!
Outros artigos sobre a Configuração Do WordPress:
Nessa nova parte você irá aprender sobre as opções referente à parte de escrita do WordPress, ou seja, as partes que geram conteúdo para o seu blog / web site, como a área de de criação / edição de posts e páginas.
Acessada em ‘Configurações > escrita’, essa área é dividida em quatro partes, as quais serão detalhadas agora.
Configurações de Escrita
[figura 1]
- Tamanho da caixa do post: defina o tamanho padrão da caixa de edição do post / página inserindo a quantidade de linhas desejadas. Lembrando que essa limitação não está relacionada ao conteúdo, continuando a gerar a barra de rolagem em caso do texto ser mais do que a quantidade de linhas especificadas;
- Formatação: com duas opções para controlar a formatação do texto, que precisarão estar marcadas para terem efeito. São elas: Converter emoticons como 🙂 e 😛 em imagens: converte automaticamente a sequencia de caracteres que representam um emoticon numa imagem equivalente [figura 2];
Mais informações estão disponíveis no artigo que trata desse assunto em nosso blog. O WordPress deve corrigir automaticamente XHTML aninhado de forma inválida: é realmente interessante marcar essa opção, pois os códigos inválidos causam diversos problemas aos Browsers e também o SEO do blog. Mas verifique a compatibilidade com alguns plugins, pois já foram relatados erros; - Categoria padrão de post: seleciona a categoria que será atribuída aos posts do WordPress em caso de algum erro ou exclusão. Procure seleciona aquela que você mais usa;
- Categoria padrão de link: a mesma coisa que a opção anterior, mas para links do WordPress;
Publicação Remota e por E-mail
Com opções que adicionam a possibilidade de utilizar outros meios de publicação, sem precisar estar diretamente logado no WordPress [figura 3]:
Existem três tipos de protocolos para publicação de conteúdo: Atom, XML-RPC e POP3. Os dois primeiros são ativados na parte da ‘Publicação remota’ e sua configuração é feito no cliente, podendo ser um smartphone, programas como o Windows Live Writer ou criando sua própria aplicação em PHP, Delphi, Java e outros.
Já o terceiro é configurado no próprio WordPress, na parte ‘Publicar via email’, onde é necessário definir as opções do servidor de e-mail, nome de usuário, senha e a categoria padrão dos posts enviados por e-mail.
Nesse caso o WordPress vira praticamente um cliente de e-mail POP3, pois todas as mensagens enviadas serão publicadas como posts. Muito cuidado na sua configuração.
São opções muito interessantes que não estarei detalhando totalmente, já que são tópicos mais avançados. Mas não fique triste, pois em no Webmaster.pt existem os artigos que tratam muito bem do assunto.
Serviços de Atualização
[figura 4]
Nessa parte é possível criar uma lista de sites que irão receber a informação de atualização do seu WordPress de forma automática utilizando o protocolo XML-RPC.
Por padrão já está inserido o serviço do Ping-o-Matic , mas é possível adicionar quantos você quiser, sempre se lembrando de separar todas as URLs com uma quebra de linha.
Utilize essa opção do WordPress para gerar tráfego para o seu blog. O próprio Codex disponibiliza uma lista enorme de sites que oferecem esse serviço e vou coloca-la integralmente nesse artigo. Aproveite e adicionei ao seu blog:
- http://rpc.pingomatic.com
- http://api.feedster.com/ping
- http://api.moreover.com/RPC2
- http://api.moreover.com/ping
- http://api.my.yahoo.com/RPC2
- http://api.my.yahoo.com/rss/ping
- http://www.blogdigger.com/RPC2
- http://www.blogshares.com/rpc.php
- http://www.blogsnow.com/ping
- http://www.blogstreet.com/xrbin/xmlrpc.cgi
- http://bulkfeeds.net/rpc
- http://www.newsisfree.com/xmlrpctest.php
- http://ping.blo.gs/
- http://ping.feedburner.com
- http://ping.syndic8.com/xmlrpc.php
- http://ping.weblogalot.com/rpc.php
- http://rpc.blogrolling.com/pinger/
- http://rpc.technorati.com/rpc/ping
- http://rpc.weblogs.com/RPC2
- http://www.feedsubmitter.com
- http://blo.gs/ping.php
- http://www.pingerati.net
- http://www.pingmyblog.com
- http://geourl.org/ping
- http://ipings.com
- http://www.weblogalot.com/ping
Não fiz um teste com todos os serviços apresentados, por isso não sei dizer se são eficazes. Em caso de dúvidas sobre esse recurso, procure mais artigos em nosso blog e tire todas as suas dúvidas.
E por fim temos o botão ‘Salvar alterações’ que aplica todas as mudanças feitas.
Assim termino mais uma parte e como sempre qualquer dúvida, sugestão, elogio ou crítica pode ser feito nos comentários.
Fiquem na paz e até a próxima!
Links Úteis e Referências
- http://codex.wordpress.org/Settings_Writing_SubPanel
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Emoticon
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Atom
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Xml-rpc