Como Postar No WordPress Via Email Parte1

Olá Pessoal!

Nesse artigo você aprenderá mais um excelente forma de postagem no seu WordPress utilizando um recurso indispensável em nosso dia-a-dia, o e-mail. Utilizando esse método você poderá utilizar qualquer programa de correio eletrônico, incluindo seu celular para escrever no seu blog.

email wordpress

O conceito utilizado pelo WordPress é muito simples: você cadastra um endereço de e-mail e todos as mensagens enviadas para essa conta serão automaticamente postadas no blog. Mas toda essa simplicidade pode gerar muitos problemas, caso os cuidados necessários não sejam tomados e pode acabar virando um problemão para sua vida.

Para começar você precisa ir ao Painel do seu WordPress, acessar a área localizada em ‘Configurações > Escrita’ e localizar a parte ‘Publicar via email’:

publicar via email

Faça o preenchimento de todos os dados do servidor e da conta do e-mail que será responsável pela “postagem” no seu blog. Em outras palavras, todas as mensagens enviadas para este e-mail serão “automaticamente” publicados no WordPress como posts, na categoria definida em ‘Categoria de Email Padrão’.

Depois de preencher todos os dados solicitados nas opções, ainda é necessário outro comando/configuração que a postagem possa ocorrer. E o arquivo responsável por isso é o ‘wp-mail.php’ que está na raiz da instalação do WordPress.

Para executá-lo manualmente digite o caminho completo do arquivo no seu navegador. No meu caso ficaria


http://lindomargoking.com/wp-mail.php

já que o meu blog está hospedado na raiz do domínio. Esse comando deve ser executado toda vez que você enviar um novo post para o e-mail.

Agora se você não quer ter todo esse trabalho a cada nova postagem, basta inserir o seguinte código no rodapé (footer.php) do seu tema:



Substitua o ‘lindomargoking.com’ pelo caminho completo do arquivo ‘wp-mail.php’. Procure inserir o código antes da tag de forma que não faça de nenhuma formatação HTML:

inserir o código

Agora sim! A postagem realmente ficou automática, pois basta alguém atualizar (visitar) a página do blog que a postagem é feita. E não importa se é o visitante ou alguém registrado, pois o resultado é o mesmo.

O status atribuído ao post vai depender do remetente da mensagem. Caso seja de alguém já cadastrado no WordPress, o post recebe o status de ‘Publicado’ e pode ser visto por todos, caso contrário, receberá ‘Revisão pendente’ e será necessário acessar o Painel e ir a ‘Posts > Editar’ para confirmar a publicação, desde que o usuário tenha privilégios para isso.

Regras e Dicas

Antes de começar a postar via e-mail e configurar essa opção no seu WordPress saiba que existem algumas limitações, regras e procedimentos que precisam ser seguidas para que esse recurso funcione sem ressalvas.

A primeira coisa que você deve saber é que o assunto do e-mail acaba virando o título do post e o corpo da mensagem, o conteúdo. A publicação é feita em xHTML, mas a formatação enviada na mensagem não é “capturada”. Portanto é estritamente necessário que o e-mail enviado esteja no formato de “texto puro”.

Para os leigos ou que estão “viajando”: quando utilizamos clientes de e-mail ou mesmo o webmail, temos a opção de enviar textos formatados de modo visual, utilizando o conceito do WYSIWYG ou ainda textos sem formatação, também conhecido como texto puro.

Outra limitação é que não é aceito qualquer tipo de anexo, ou seja, não pense que anexando algum arquivo é feito o seu upload automático.

Quando a mensagem é enviada não respeitando essas duas “regras”, ou seja, quando é enviado um e-mail com anexo ou que não seja texto puro, o resultado é desastroso, pois somente o título do post é publicado e seu conteúdo fica “em branco”:

e-mail com anexo

e-mail com anexo

Repare que o WordPress não reconheceu a formatação feita no Gmail e por isso deixou todo o conteúdo do post vazio.

Mas não fique desesperado, pois é possível enviar texto formatado. Para isso você deve inserir as tags xHTML diretamente no corpo do e-mail, que ainda deve estar como “texto simples”:

tags xHTML

tags xHTML

A mensagem pode ser enviada a partir de qualquer cliente de e-mail, webmail e ainda celular, desde que as tags xHTML esteja inseridas de forma correta.

E antes de terminar, ainda quero deixar uma orientação muito importante, vinda do próprio WordPress: procure criar um e-mail secreto, que será usado exclusivamente para fazer as postagens do seu blog. Uma dica valiosa para esse e-mail é cria-lo com um sequencia aleatório de letras/números, lembrando que alguns servidores não aceitam os números no endereço de e-mail;

E assim finalizamos as configurações essenciais desse recurso, lembrando que tem mais artigos que irão tratar de mais coisas envolvendo esse assunto.

Qualquer dúvida vocês podem deixar nos comentários. Aproveite e conte sua experiência ao utilizar esse recurso.

Fiquem na paz e até a próxima!

Referências:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/WYSIWYG
  • http://codex.wordpress.org/pt-br:Postando_por_E-mail
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

7 Responses

  1. Ola eu fiz tudo conforme essa especificado nos seus artigos, mas não consegui a seguinte mensagem de erro aparece:

    POP3 connect: Error [0] [Unable to find the socket transport "http" – did you forget to enable it when you configured PHP?]

    Tem que ser feita alguma modificação na minha conta de e-mail atravez do cpanel? Qual servidor de e-mail funciona melhor?

  2. Ola é o Daniel novamente, consigui resolver o problema do ERRO do POP, agora estou com o seguinte problema, os post não são publicados automaticamente, eles ficam com status PENDENTE, sou administrador e mando os post pelo e-mail do administrador, fiz outro cadastro como usuário EDITOR com outro endereço de e-mail no cadastro e mesmo assim as mensagens ficam PENDENTES.

    Como fazer para as mensagens do e-mail entrar direto na pagina sem precisar ficar autorizando????

  3. Eu fiz todos os passos e nada! Segui o passo a passo. Configurei o Gmail direitim, o WordPress conforme ensinou o site e baixei o plugin wp-cron-Ativei pus o código no arquivo footer.php para carregar o wp-mail.php automáticamente e NADA!

  4. Segui direitinho o tutorial e deu tudo certo. Eu só gostaria de saber como faço para as mensagens do e-mail entrar direto na pagina sem precisar ficar autorizando?  Obrigado. Ótimo tutorial!!!

  5. Você sabe como fazer para não deixar quebrar a linha automaticamente.
    o wordpress está pegando o email em HTML e automaticamente cortanto o texto em linhas de 50 caracteres aproximadamente e eu queria que ele respeitase o texto, até o título ele está cortando

  6. Deu certo, para quem está com status PENDENTE nos posts, faz o seguinte, vai na admin do wordpress e cria um novo usuario com perfil de EDITOR e cadastra para esse novo usuario justamente o endereco de email que utilizado para enviar os POSTs. 

    Como o email remetente  já está cadastrado como um usuario EDITOR do blog, ele vai publicar automaticamente o POST.

    Abraços

  7. Gostaria de saber o que acontece se eu enviar um e-mail com "imagens" que não estão anexadas mas aparecem no corpo do e-mail, se o WordPress ignora e publica só a parte de texto digitado ou gera algum erro? Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Como Criar Um Site, Blog - WebMaster.pt